Relações Internacionais Relações Internacionais Relações Internacionais em inglês Relações Internacionais
Campanha Outubro Rosa
Pós Stricto Sensu
Todos os Programas Inscreva-se

Cursos

Notícias recentes

Apresentação

Um dos primeiros cursos de graduação em Administração da região do Grande ABC foi desta Autarquia Municipal. O curso teve início em 1968, juntamente com a fundação do Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul - IMES, que em 2016 completou 48 anos de existência, sob a denominação de Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, desde 2008.

A trajetória da Instituição na Pós-graduação deu-se a partir de 1983, com a criação do CEAPOG - Centro de Estudos e Aperfeiçoamento de Pós-Graduação - que, posteriormente, transformou-se numa Coordenação de Cursos de Especialização em Administração.

Consciente de seu papel regional, em 1998 a Instituição decidiu criar o Programa de Mestrado em Administração, com o intuito de contribuir com o aperfeiçoamento e qualificação de recursos humanos para a docência na região. Em 2003, o Programa obteve a recomendação da Comissão de Área da CAPES e, em 2004, o reconhecimento do CNE - Conselho Nacional de Educação, seguindo a diretriz da consolidação do Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA, Em 2009, a Instituição obteve a recomendação pela CAPES do Programa de Doutorado em Administração, reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC em agosto de 2010. Em 2014, o Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA-USCS, obteve a nota 5 (cinco) na avaliação da CAPES, tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado em Administração.

Além do reconhecimento desse importante órgão avaliador nacional, a consolidação do PPGA-USCS pode ser notada, também, a partir dos mestres e doutores por ele titulados, bem como por sua significativa produção científica, gerada ao longo de seus anos de existência.

Estrutura geral do Programa de Pós-graduação em Administração



Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA da USCS é composto por:

  • Mestrado em Administração
  • Doutorado em Administração 
  • Pós-Doutorado em Administração

Atualmente, o Programa de Pós-Graduação em Administração está avaliado pela Capes com NOTA 5 (150ª reunião CTC- ES, em 21 de novembro de 2013).

A área de concentração do PPGA é Gestão e Regionalidade, contando com três linhas de pesquisa:

L1: Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade

Esta linha reúne pesquisas sobre gestão para o desenvolvimento sustentável e prioriza temas relacionados às políticas públicas, empresas, segmentos da sociedade civil e outras organizações, que se articulam para o estudo dos fenômenos regionais, contribuindo para o fortalecimento da regionalidade.


L2: Gestão Organizacional

Esta linha reúne pesquisas com ênfase em gestão estratégica das organizações e suas áreas funcionais, bem como nos estudos organizacionais contemporâneos.


L3: Redes Organizacionais e Inovação

Esta linha reúne pesquisas sobre redes organizacionais e inovação, contemplando a atuação das organizações em aglomerações, grupamentos, polos, clusters, arranjos produtivos locais, distritos industriais, cadeias de suprimentos, parcerias, alianças, cooperativas, franquias, associações e/ou convênios. A linha contempla também o estudo de parques tecnológicos; incubadoras tecnológicas; cadeias produtivas globais; gestão e economia da inovação tecnológica; sistemas de inovação; inovação e processo de trabalho e estratégias empresariais de inovação.


Corpo Docente




Antônio Carlos Gil

Antônio Carlos Gil

Doutor em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.

Disciplinas: Metodologia da Pesquisa em Administração, Teorias Organizacionais Modernas, Didática do Ensino Superior, Pesquisa Qualitativa em Administração

Linha de Pesquisa: Gestão Organizacional

Áreas de interesse para orientação: Novas metodologias no estudo das organizações; Comportamento organizacional; Identidade organizacional; Comprometimento organizacional; Desigualdade nas organizações; Aprendizagem organizacional; e Empreendedorismo corporativo.

Grupo CNPq: Em elaboração

Projeto de pesquisa em desenvolvimento: Em elaboração

Contato: acgil@uol.com.br

Currículo Lattes
Denis Donaire

Denis Donaire

Livre Docência, Doutorado e Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP).

Disciplinas: Workshop de Pesquisa (Doutorado), Estratégia em Redes de Organizações

Linha de Pesquisa: Redes Organizacionais e Inovação.

Áreas de interesse para orientação: Estratégias, Clusters e Redes de Negócios, Gestão sócio-ambiental

Grupo CNPq: Grupo de Pesquisas em Administração e Estratégia – GPAE, Comportamento organizacional

Projeto de pesquisa em desenvolvimento: Em elaboração

Contato: denisdon@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Edimilson Costa Lucas

Edimilson Costa Lucas

Doutor em Administração de Empresas (Linha de Finanças) pela EAESP/FGV; Mestre em Estatística pela UNICAMP; Bacharel em Matemática pela UFU.

Disciplinas: Finanças Corporativas e Mercado de Capitais.

Linha de Pesquisa: Gestão Organizacional

Áreas de interesse para orientação: Finanças Corporativas, Econometria Financeira, Asset Pricing.

Grupo CNPq:

Contato: edimilson.costa@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Edson Keyso de Miranda Kubo

Edson Keyso de Miranda Kubo

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, Mestre em Administração de Empresas pela Kobe University (Japão) e Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Disciplinas: Cultura e Clima Organizacional, Internacionalização de Empresas

Linha de Pesquisa: Gestão Organizacional

Áreas de interesse para orientação: Gestão intercultural, Internacionalização de Empresas, Impacto da Globalização na Gestão de Pessoas e no Comportamento das Organizações.

Grupo CNPq: Estudos Organizacionais

Projeto de pesquisa em desenvolvimento: A Área e os Profissionais de RH: Aspectos Éticos e da Profissão.

Contato: edsonkubo@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Eduardo de Camargo Oliva

Eduardo de Camargo Oliva

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Doutor e Pós-doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Disciplinas: Comportamento organizacional, Gestão Estratégica de Pessoas, Liderança e Motivação Governança das Organizações.

Linha de Pesquisa: Gestão Organizacional

Áreas de interesse para orientação: Gestão de Pessoas, Processos de transformação organizacional, Governança corporativa

Grupo CNPq: Comportamento organizacional

Projeto de pesquisa em desenvolvimento: Alinhamento de sistema de remuneração com estrutura de governança corporativa, Indicadores e avaliação em gestão de pessoas

Contato: eduardo.oliva@uscs.edu.br

Currículo Lattes
João Batista Pamplona

João Batista Pamplona

Engenheiro Agrônomo (UFSC), Administrador (UDESC), Mestre em Economia (PUC-SP), Doutor em Ciências Sociais (PUC-SP), Pós-Doutor em Economia (USP).

Disciplinas: Tecnologia, Inovação e Desempenho Competitivo

Linha de Pesquisa: Redes Organizacionais e Inovação

Áreas de interesse para orientação: Parques tecnológicos; incubadoras tecnológicas; cadeias produtivas globais; gestão e economia da inovação tecnológica; sistemas de inovação; inovação e processo de trabalho; estratégias empresariais de inovação; fontes de inovação para as empresas; financiamento à inovação, venture capital; novas fronteiras tecnológicas nos setores produtores de commodities; inovações ambientais na indústria.

Grupo CNPq: Economia e Sociedade; Economia Industrial, Tecnologia e Trabalho - EITT.

Projeto de pesquisa em desenvolvimento: Mudanças tecno-econômicas e formas de promoção da inovação tecnológica; Novas fronteiras tecnológicas nas atividades intensivas em recursos naturais

Contato: pamplona@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Isabel Cristina dos Santos

Isabel Cristina dos Santos

Pós-Doutora em Gestão da Inovação Tecnológica e Economia da Inovação, pelo ITA. Doutora em Engenharia, pela Escola Politécnica da USP; Mestre em Administração pela PUC São Paulo e Graduada em Administração pela UNIFMU.

Disciplinas: Sistemas e Redes de Inovação

Linha de Pesquisa: Redes Organizacionais e Inovação

Áreas de interesse para orientação: Gestão do Conhecimento; Formação de Competências Tecnológicas; Sistemas de Inovação e de Produção, Mecanismos de Transferência Tecnológica, Desenvolvimento Tecnológico e das Regiões.

Grupo CNPq: Sistemas e Redes de Inovação

Projeto de pesquisa em desenvolvimento: Sistemas e Redes de Inovação: um estudo dos sistemas de inovação em áreas estratégicas ao desenvolvimento nacional no Estado de São Paulo

Contato: isa.santos.sjc@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Leandro Campi Prearo

Leandro Campi Prearo

Mestre e Doutor em Métodos Quantitativos pela FEA/USP. Gestor do Instituto de Pesquisas da USCS.

Disciplinas: Pesquisa Quantitativa em administração I e II

Linha de Pesquisa: Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade. 

Áreas de interesse para orientação: Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade Intervenções públicas de desenvolvimento local, Políticas Públicas, Ensino e Pesquisa em Administração, Métodos Quantitativos Aplicados

Grupo CNPq: Instrumentos para análise e avaliação de projetos e políticas públicas GEPEA-Grupo de Estudo de Pesquisa com Estatística Aplicada

Projeto de pesquisa em desenvolvimento: Fatores discriminantes da participação dos pais na vida escolar dos filhos

Contato: leandro.prearo@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Luis Paulo Bresciani

Luis Paulo Bresciani

Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, com   "sandwich programme" em Estudos do Desenvolvimento pelo Institute of Development Studies University Of Sussex, IDS SUSSEX, Grã-Bretanha.

Disciplinas: Sistemas Produtivos Regionais; Políticas Públicas Regionais.

Linha de Pesquisa: Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade

Áreas de interesse para orientação: Desenvolvimento local e regional, Sistemas produtivos territoriais, Inovação Localizada, Políticas públicas regionais, associativismo territorial, Consórcios públicos.

Grupo CNPq: Trabalho, inovação e desenvolvimento regional; Políticas públicas e governança metropolitana (novo).volvimento regional

Projeto de pesquisa em desenvolvimento: Governança e participação social: o papel dos conselhos municipais na articulação de políticas públicas na Região Metropolitana de São Paulo (novo)

Contato: lpbresciani@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Marco Antonio P. da Silveira

Marco Antonio P. da Silveira

Pós-Doutorado em Administração na área de Sistemas de Informações pela FEA-USP; Doutorado e Mestrado em Administração na área de Sistemas de Informações pela EAESP/FGV.

Disciplinas: Redes de Empresas, Gestão do Conhecimento e Aplicações de TI em Redes Organizacionais, Governança em Redes Organizacionais

Linha de Pesquisa: Gestão de Redes de Negócios

Áreas de interesse para orientação: Características de redes de Empresas /APls; Tecnologia de Informação em redes de empresas/APLs; Transferência de informação/ gestão do conhecimento em redes/APLs.

Grupo CNPq: Tecnologia de Informação (TI), competitividade e redes de empresa. Trabalho, inovação e desenvolvimento regional

Projeto de pesquisa em desenvolvimento: Mecanismos de coordenação em Arranjos Produtivos Locais que atuam por projeto

Contato: marco.pinheiro@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Maria do Carmo Romeiro

Maria do Carmo Romeiro

Mestre e Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, Brasil.

Disciplinas: Pesquisa Quantitativa em Administração I, Pesquisa Quantitativa em Administração II, Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional/p>

Linha de Pesquisa: Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade

Áreas de interesse para orientação: Indicadores setoriais, Políticas Inter-governamentais

Grupo CNPq: Economia e Sociedade

Projeto de pesquisa em desenvolvimento: Atitudes e comportamentos dos residentes da Região do Grande ABC relacionados ao consumo ambientalmente sustentável: um estudo para o desenvolvimento de uma metodologia de mensuração de indicadores.

Contato: mromeiro@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Milton Carlos Farina

Milton Carlos Farina

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo-FEA-USP (2009). Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - EAESP - FGV. (2002). Graduação em Matemática, no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (1974) - IME-USP. Coordenador do Programa de Iniciação Científica da USCS.

Disciplinas: Teoria Organizacional e Regionalidade – TOR; Workshop de produção e pesquisa acadêmica; Análise de redes organizacionais; e Mensurações em redes organizacionais.

Linha de Pesquisa: Redes Organizacionais e Inovação.

Áreas de interesse para orientação: Clusters industriais e comerciais; redes de inovação; relacionamento em redes; gestão do conhecimento; cocriação de valor; descarte de resíduos eletrônicos; logística reversa; TI verde; princípios para o ensino sustentável; gestão sustentável e análise de redes sociais.

Grupo CNPq: Análise de Redes Organizacionais

Projeto de pesquisa em desenvolvimento: Co-criação de valor em redes organizacionais.

Contato: milton.farina@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Raquel da Silva Pereira

Raquel da Silva Pereira

Mestre em Administração e Doutora em Ciências Sociais, ambos pela PUC/SP.

Disciplinas: Gestão das Dimensões do Desenvolvimento Sustentável e Regionalidade. Gestão para o Desenvolvimento Sustentável, Teoria das Organizações e Regionalidades

Linha de Pesquisa: Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade

Áreas de interesse para orientação: Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Regional e Desenvolvimento Local, Estudos sobre Regionalidade, Responsabilidade Socioambiental Empresarial, Gestão Ambiental

Grupo CNPq: Gestão para o Desenvolvimento Sustentável

Projeto de pesquisa em desenvolvimento: Gestão para o desenvolvimento regional sustentável.

Contato: raquelspereira@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Sérgio Feliciano Crispim

Sérgio Feliciano Crispim

Mestre e doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Disciplinas: Administração Estratégica, Tópicos de Marketing

Linha de Pesquisa: Gestão Organizacional

Áreas de interesse para orientação: Estratégia de negócios e competitividade de empresas; Modelos de negócios e participação no mercado

Grupo CNPq: NECA - Núcleo de estudos estratégicos sobre competitividade empresarial e atratividade setorial

Projeto de pesquisa em desenvolvimento: Mapeamento do valor da empresa (qualidade da gestão e operação) x faturamento visando competitividade e atratividade

Currículo Lattes
Silvio Augusto Minciotti

Silvio Augusto Minciotti

Mestre e Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Disciplinas: Tópicos de Marketing; Marketing de Serviços.

Linha de Pesquisa: Gestão Organizacional

Áreas de interesse para orientação: Aplicações não-convencionais e modernas práticas de marketing

Grupo CNPq: Aplicações não-convencionais e modernas práticas de marketing

Projeto de pesquisa em desenvolvimento: Marketing de Cidades e Regiões; Marketing Social; e Novas ações de Merchandising.

Contato: silvio.minciotti@uscs.edu.br

Currículo Lattes

Regimento PPGA


Clique para Conferir

Horário das Aulas


Clique para Conferir

Programa de Pós-graduação "Stricto Sensu" - Mestrado Acadêmico em Administração



1º semestre de 2016

11/01 a 30/06/16 Período acadêmico
14/03 a 30/06/16 Período de aulas
21/Fev/16 Teste ANPAD
30/10/15 a 23/02/16 Inscrições para o processo seletivo do 1º semestre de 2016
01/03 a 03/03/16 Processo seletivo do 1º semestre de 2016
09/03/2016 Matrícula de alunos regulares novos para o 1º semestre de 2016
19 e 20/01/16 Matrícula de alunos regulares veteranos para o 1º semestre de 2016
Jun/2016 Teste ANPAD

2º semestre de 2016

01/08 a 17/12/16 Período acadêmico e de aulas
13 e 14/07/16 Confirmação de matrícula alunos regulares veteranos
Set/16 Teste ANPAD
02/05/16 a 17/11/16 Inscrições para o processo seletivo do 1º semestre de 2017
22 a 25/11/16 Processo Seletivo para o 1º semestre de 2017
05 e 06/12/16 Matrícula de alunos novos regulares para o 1º semestre de 2017

Programa e Pós-graduação "Stricto Sensu" - Doutorado em Administração



1º semestre de 2016

11/01 a 30/06/16 Período acadêmico
14/03 a 30/06/16 Período de aulas
30/10/15 a 23/02/16 Inscrições para o 1º semestre de 2016
21/Fev/16 Teste ANPAD
01/03 a 03/03/2016 Processo Seletivo para o 1º semestre de 2016
3/10/16 Matrícula alunos novos regulares para o 1° semestre de 2016

2º semestre de 2016

01/08 a 17/12/16 Período acadêmico e de aulas
não há Processo Seletivo para o 2º semestre de 2015
7/11/16 a 12/02/17 Inscrições para o 1º semestre de 2017
Set/16 - Fev/17 Teste ANPAD
21 a 23/02/17 Processo Seletivo para o 1º semestre de 2017
02 e 03/03/17 Matrícula de alunos novos regulares para o 1º semestre de 2017

Calendário 1º sem. 2016



Calendário de aulas e de atividades (workshops, reuniões de grupos de pesquisa e orientação).

Início do período acadêmico: 14/03/2016


Semanas 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Sábado
14/mar 15/mar 16/mar 17/mar 18/mar 19/mar
21/mar 22/mar 23/mar 24/mar 01/abr 26/mar
28/mar 29/mar 30/mar 31/mar 08/abr 02/abr
04/abr 05/abr 06/abr 07/abr 15/abr 09/abr
11/abr 12/abr 13/abr 14/abr 29/abr 16/abr
18/abr 19/abr 20/abr 28/abr 06/mai 30/abr
25/abr 26/abr 27/abr 05/mai 13/mai 07/mai
02/mai 03/mai 04/mai 12/mai 20/mai 14/mai
09/mai 10/mai 11/mai 19/mai 03/jun 21/mai
10ª 16/mai 17/mai 18/mai 02/jun 10/jun 04/jun
11ª 23/mai 24/mai 25/mai 09/jun 17/jun 11/jun
12ª 30/mai 31/mai 01/jun 16/jun 24/jun 18/jun
13ª 06/jun 07/jun 08/jun 23/jun 01/jul 25/jun
14ª 13/jun 14/jun 15/jun 30/jun 08/jul 02/jul
15ª 20/jun 21/jun 22/jun 07/jul 15/jul 16/jul

Programa de Bolsas Capes – Demanda Social



Contemplados


Discentes Doutorado em Administração Processo Seletivo
ROSÂNGELA SARMENTO SILVA 14/03/2013

Bolsas de Pesquisa (USCS)



Contemplados


Turma 2013 - BOLSA 100%
Adriana D. M. Castro
Diogo Martins G. Moraes
Elisandra Marisa Zambra
Ivan Maia Tomé
Irani Aparecida Reinaldo
Marco Aurélio S. Fittipaldi
Sibelly Resch

Turma 2014 - BOLSA 100%
Francisco M. C. Trigueiro
Joiza Angélica do Carmo
José Valentin I. Pascual
Nadson Jaime F. Alves
Thiago de Souza Santos

Turma 2014 - BOLSA 50%
Edilson Helio Santana
Hellen Claudia Donato
Humberto M. Ferreira
Luiz Celso Peretti

Turma 2015 - BOLSA 100%
Eliana Vileide Guardabassio

Turma 2015 - BOLSA 50%
Ciro Antonio Fernandes
Regiane Balestra Vieira
Roberto Padilha Moia

Bolsas Funcionários (USCS)



Contemplados


Turma 2014 - BOLSA 100%
Alessandra Preto Bitante

Turma 2015 - BOLSA 100%
Douglas Renato Pinheiro
Estela Cristina Bonjardim