Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Administração

Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Menu Principal

Strictu Sensu

Dirceu da Silva

Linha de Pesquisa:
Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade

Disciplinas:

Perspectivas do Ensino de Administração para o Desenvolvimento Regional

Objetivos:

Analisar pesquisas atuais em Ensino de Administração de Empresas que enfocam a gestão das IES como possibilidade à compreensão das variáveis e aspectos relevantes para o desenvolvimento regional. Tais pesquisas se organizam em quatro vertentes distintas e complementares:

  • O mercado de ensino;
  • A Formação dos alunos de Administração;
  • O professor de Administração e
  • Contribuições para o desenvolvimento regional.

Ementa:
O mercado de ensino, visando a compreensão dos entornos do processo de educação do administrador (ambiente, dificuldades para cursar uma IES, motivos da escolha de cursos e instituições, políticas das IES, cultura das IES, visões das empresas sobre a formação do administrador etc); A Formação dos alunos de Administração (suas competências e habilidade, o processo de sala de aula, avaliação da aprendizagem, satisfação, qualidade etc); o professor de Administração (atualização, formação, ações do professor em sala de aula, o trato com o ambiente sala de aula, planejamento e avaliação etc); contribuições para o desenvolvimento regional (articulações IES – Empresa, ações de extensão universitária, avaliação dos estágios, ações na comunidade etc).

Plano de Apresentação:

ConteúdoProgramação
Apresentação do curso e do programa
Distribuição de seminários.
Problemas atuais do Ensino de Administração
1ª semana
Seminário: A Pesquisa em Ensino de Administração
Definição do artigo final da disciplina.
2ª semana
Seminário: Planejamento, avaliação da aprendizagem e o processo de sala de aula. 3ª semana
Seminário: Os SINAIS, PROVÃO e a suas repercussões. 4ª semana
Seminário: Avaliação da qualidade e da satisfação dos cursos. 5ª semana
Seminário: Motivos de escolha dos cursos. 6ª semana
Seminário: Habilidade e competências do administrador. 7ª semana
Seminário: Aspectos motivadores para cursar a Universidade e o aluno do curso noturno. 8ª semana
Seminário: Mercado do Ensino de Administração. 9ª semana
Seminário: As Universidades Públicas e a Privadas. 10ª semana
Seminário: O Professor de Administração de Empresas. 11ª semana
Seminário: O Projeto de Universidade e suas articulações com a sociedade. 12ª semana
Seminário: Atividades de Extensão Universitária. 13ª semana
Seminário: Problema regionais apontados pelas pesquisas em Ensino de Administração. 14ª semana
Orientação dos trabalhos 15ª semana

Avaliação:
Atividades solicitadas pelo professor a serem realizadas (individual ou em grupo) - 40%
Artigo de final do curso - 60%
O tema do artigo é livre ou acertado com o professor, apenas respeitando alguns quesitos:

  • Introdução;
  • A fundamentação teórica da disciplina;
  • Metodologia;
  • Apresentação de uma pesquisa de campo / projeto de pesquisa;
  • Análise e conclusão;
  • Tamanho médio do trabalho - 15 páginas, espaço entre linhas simples, Times New Roman corpo12

Bibliografia básica:

  • ABREU, M. F. D. V. ; GUIMARÃES, T. A. . Satisfação com o ensino superior de administração: o ponto de vista de discentes de IES privadas do Distrito Federal. In: Encontro Anual da ANPAD, 2003, Atibaia. Anais... Rio de Janeiro : ANPAD, 2003. v. CD. p. 1-16.
  • AKTOUF, O. Ensino de Administração: Por uma Pedagogia da Mudança. Organização & Sociedade . v.12, n.35, p. 151-159, 2005.
  • ANDERSON, R. S.; BAUER, J. F.; SPECK, B.W.. Assessment strategies for the on-line class: from theory to practice. New York: Jossey -bass publishers, 2002.
  • ANDRADE, J.C.S.; D'AVILA, C.; OLIVEIRA, F. Um olhar sobre a práxis pedagógica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Federal da Bahia.. In: XXVIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2004, Curitiba. Anais... XXVIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2004. p. 1-16.
  • ANDRADE, R. O. B.. Diretrizes curriculares para o curso de graduação em administração : como entendê-las e aplicá-las na elaboração e revisão do projeto pedagógico. Brasília: Conselho Federal de Administração, 2003.
  • ANTONELLO, C.S.; RUAS, R. Formação Gerencial: Pós-graduação Lato Sensu e o
  • Papel das Comunidades de Prática. RAC - Revista de Administração Contemporânea , v. 9, n. 2, p.35-58, 2005:
  • ARBAUGH, J. B.; BENBUNAN-FICH, R. An Investigation of Epistemological and Social Dimensions of Teaching in Online Learning Environments. Academy of Management Learning & Education , V. 5, N. 4, p. 435–447, 2006.
  • BACELLAR, Fátima Cristina Trindade ; IKEDA, A. A. . Ensino de marketing: um breve histórico. In: II EMA - Encontro de Marketing da ANPAD, 2006, Rio de Janeiro. Anais... II Encontro de Marketing. 2006. v. 2. p. 1-100.
  • BACELLAR, Fátima Cristina Trindade ; IKEDA, A. A. ; DANGELO, M. . Professores de marketing e a docência em ensino superior: revelando trajetórias e compreendendo perspectivas.. In: XXIX EnANPAD, 2005, Brasília. Encontro Científico de Administração. Porto Alegre. Anais... : Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2005. v. 1. p. 1-16.
  • BARNETT, M. L. (Un)Learning and (Mis)Education Through the Eyes of Bill Starbuck: An Interview With Pandora's Playmate. Academy of Management Learning & Education , V. 6, N. 1, p. 114–127, 2007.
  • BASTOS, A. V. B.; LOIOLA, S. M. G. ; SOUZA, E. R.L.C. . Aprendizagem organizacional versus organizações que aprendem: características e desafios que cercam essas duas abordagens de pesquisa. RAUSP - Revista de Administração (USP) , v. 39, n. 3, p. 220-230, 2004.
  • BECKER, F. Organizational Ecology and Knowledge Networks. California Management Review , V. 49, N. 2, p. 42-61, 2007.
  • BEDEIAN, A.G. Even if the Tower Is “Ivory,” It Isn't “White:” Understanding the Consequences of Faculty Cynicism. Academy of Management Learning & Education , V. 6, N. 1, p.9–32, 2007.
  • BERTUCCI, J. L. O. ; MORAES, W. B.. Efetividade Organizacional na perspectiva de coordenadores de cursos de graduação da PUC Minas. In: XXVIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2004, Curitiba. Anais... XXVIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2004. p. 1-15.
  • BOMTEMPO, M. S.. Análise dos fatores de influência na escolha pelo curso de graduação em administração : um estudo sobre as relações de causalidade através da modelagem de equações estruturais. Dissertação (mestrado) - UniFecap - Administração de Empresas 2005.
  • BORBA, G. S.; SILVEIRA, T.; FAGGION, G. Praticando o que ensinamos: inovação na oferta do curso de graduação em Administração – Gestão para Inovação e Liderança da UNISINOS. Organização & Sociedade . v.12, n.35, p. 165-181, 2005 .
  • BROWN, G.; BULL, J.; PENDLEBURY, M.. Assessing student learning in higher education . New York: Routledge, 1997.
  • CANOPF, L.; FESTINALLI, R.C.; ICHIKAWA, E. Y. A Expansão do Ensino Superior em Administração no Sudoeste do Paraná: Reflexões Introdutórias. RAC - Revista de Administração Contemporânea , V. 9, N.3, p. 1-14, 2005.
  • CODA, R. ; SILVA, D.. Sua Escola de Administração é uma Excelente Escola para se Estudar? Descobrindo Dimensões da Satisfação de Alunos em Cursos de Administração: Uma Contribuição Metodológica.. In: XXVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2004, Curitiba. Anais... XXVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2004. v. 1. p. 1-14.
  • COSTA, F. C. X..Trabalho em grupo entre alunos de cursos de Administração: uma utopia?. Revista Brasileira de Gestão de Negócios , São Paulo, v. 7, n. 19, p. 36-45, 2005.
  • COSTA, F. C. X. ; LARAN, Juliano Aita . O uso da avaliação do desempenho acadêmico de estudantes como instrumento de qualificação de cursos universitários. RAUSP - Revista de Administração (USP) , São Paulo, SP, v. 36, n. 4, p. 73-82, 2001.
  • DUNNE, D.; MARTIN, R. Design Thinking and How It Will Change Management Education: An Interview and Discussion. Academy of Management Learning & Education , V. 5, N. 4, p. 512–523, 2006
  • EMMENDOERFER, M.L.; DIAS, F.S. “Máquinas de Ensinar ?”: Um Estudo Comparativo do Controle Simbólico do Tempo com Docentes de Cursos de Administração em duas IES de Belo Horizonte – MG. In: XIX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2005, Brasília. Anais... XIX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2005, p. 1-16.
  • FESTINALLI, R. C. A Formação de Mestres em Administração: Por onde Caminhamos? Organização & Sociedade . v.12, n.35, p. 135-150, 2005.
  • FISCHER, T. M. D. A Difusão do Conhecimento sobre Organizações e Gestão no Brasil: Seis Propostas de Ensino para o Decênio 2000/2010. RAC - Revista de Administração Contemporânea , V. 5, número especial, p. 123-139, 2001.
  • FISCHER, T. M. D. Engenhos e Artes do Ofício de Ensinar: PCDA, um Programa Brasileiro. Organização & Sociedade . v.12, n.35, p. 183-193, 2005.
  • FREDERICK, B. W. B.; IKEDA, A. A.; DURANTI, C. M.. Padrões de atuação dos professores de administração na docência, pesquisa e consultoria. In: IX Semead - Seminários em Administração, 2006, São Paulo. Anais... IX Semead. São Paulo : FEA/USP, 2006.
  • FRIGA, P. N.; BETTIS, R.A. Mudanças no Ensino em Administração: Novas Estratégias para o século XXI. Revista de Administração de Empresas – FGV , V. 44, N. 1, p. 96-115, 2004
  • GONTIJO, L. A.; SANCHES, E. N. ; BORBA, A. M.; VERDINELLI, M. A.. Padrões de Comprometimento com a Organização e com a Carreira dos Docentes de uma Universidade Particular. In: XIX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2005, Brasília. Anais... XIX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2005, p. 1-16.
  • GUIMARÃES, T. A. . Ambiente de aprendizagem e cultura em organizações: estudo de caso em organização militar. RAUSP - Revista de Administração (USP) , São Paulo, v. 39, n. 3, p. 231-241, 2004.
  • HARDY, C; FACHIN, R. C.. Gestão Estratégica na Universidade Brasileira . 1a.. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS), 1996.
  • IKEDA, A. A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M. ; CAMPOMAR, Marcos Cortez . O caso como estratégia de ensino na área de administração. RAUSP - Revista de Administração , São Paulo, v. 40, n. 5, p. 30-46, 2005.
  • KANG, S.C.; MORRIS, S.S.; SNELL, S.A. Relational archetypes, organizational learning and value creation: extending the human resource architecture. Academy of Management Review , V. 32, N. 1, p.236–256, 2007.
  • KARAWEJCZYK, T. C.; ESTIVALETE, V. Professor Universitário: O Sentido do seu Trabalho e o Desenvolvimento de Novas Competências em um Mundo em Transformação. In: XXVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2003, Atibaia. Anais... XXVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2003. p. 1-16.
  • KARAWEJCZYK, T. C.; ESTIVALETE, V. F. B. . O Sentido do Trabalho e o Desenvolvimento de Competências: Perspectivas sob a ótica do Professor Universitário. II ENEO - Encontro Nacional de Estudos Organizacionais, 2002, Recife. Anais... , II ENEO 2002. v. 1. p. 47-48.
  • KASHYAP, R; MIR, R.; IYER, E. Toward a Responsive Pedagogy: Linking Social Responsibility to Firm Performance Issues in the Classroom. Academy of Management Learning & Education , V. 5, N. 3, p. 366–376, 2006.
  • LEVIN, T.; WADMANY, R. Teachers' Beliefs and Practices in Technology-based Classrooms: A Developmental View. Journal of Research on Technology in Education . V. 39, N.2, p.157–181, 2006.
  • LIMA; M.C. Estudos de Casos Hipertextuais: Rumo a uma Inovação no Método Harvard de Ensino de Gestão. RAC – Revista de Administração Contemporânea , v. 7, n. 3, p. 77-99, 2003.
  • LOMBARDI, J. C.; Org.. Pesquisa em educação : história, filosofia e temas transversais. Campinas: Autores associados, 2000.
  • MACHADO-DA-SILVA, C. L. Mudança Ambiental e Posicionamento Estratégico: análise de três organizações de ensino superior. II ENEO - Encontro Nacional de Estudos Organizacionais, 2002, Recife-Pernambuco. Recife. Anais... II ENEO, 2002. v. 1. p. 1-15.
  • MARTINELLI, D. P. A utilização dos jogos de empresas no ensino de Administração. Revista de Administração (USP), São Paulo, v. 23, p. 24-37, 1988.
  • MATTOS, P. L. C.L. Réplica: Conservadorismo nas Universidades Federais – o Outro Lado da Resistência à Mudança. RAC – Revista de Administração Contemporânea , v. 8, n. 2, p. 201-206, 2004.
  • MATTOS, P. L. C.L. Teoria Administrativa e Pragmática da Linguagem: Perspectivas para Problemas que Afligem as Relações entre Acadêmicos e Consultores, Educadores e Educandos. RAC – Revista de Administração Contemporânea , v. 7, n. 2, p. 35-55, 2004.
  • MIRANDA, N.A. A escolha do curso e as expectativas profissionais em relação ao mercado de trabalho, dos alunos do ensino superior noturno de administração de empresas em instituições particulares . Dissertação (mestrado) - UniFecap - Administração de Empresas, 2001
  • MINTZBERG, H.; GOSLING, J.. Educando Administradores para Além das Fronteriras. Revista de Administração de Empresas – FGV. v. 43, n. 2, p. 29-43, 2001.
  • MOROSINI, M.. O professor do ensino superior. Identidade, docência e formação . Brasília: Editora Plano, 2001.
  • MOURA, S. A Gestão do desenvolvimento local: estratégias e possibilidades de financiamento. In: XXII da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração , 1998, Foz do Iguaçu. Anais ... XXII da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração , 1998, p 1-15.
  • OLIVEIRA, V. C. S. e ; BASTOS, R. R.. Exame Nacional de Cursos: análise da relação entre conceitos, qualificação e dedicação docente nas escolas de Administração em 2000, 2001 e 2002. Revista de Gestão USP , São Paulo, v. 12, n. 4, p. 1-16, 2005.
  • PANJORA, M.J.; ANDRADE, J.E.B.Contribuições Teóricas e Metodológicas da Abordagem Multinível para o Estudo da Aprendizagem e sua Transferência nas Organizações, RAC - Revista de Administração Contemporânea , v. 8, n. 4, p. 115-138, 2004.
  • PERIN, M. G.; SAMPAIO, C. H.; FALEIRO, S.N.. O Impacto da Orientação para o Mercado e da Orientação para Aprendizagem sobre a Inovação de Produto: uma Comparação entre a Indústria Eletroeletrônica e o Setor de Ensino Universitário de Administração. RAC - Revista de Administração Contemporânea , v. 8, n. 1, p. 79-103, 2004.
  • PFEFFER; J.; FONG, C.T. O Fim das Escolas de Negócios? Revista de Administração de Empresas – FGV . v. 43, n. 2, p. 11- 28, 2003.
  • RAO, T.V. Innovations in Management Education. Decision , V.. 32, No.2, p. 85-105 2005.
  • RUNGTUSANATHAM, M.; ELLRAM, L.M.; SIFERD, S.P. Toward a Typology of Business Education in the Internet Age. Decision Sciences Journal of Innovative Education, V. 2, N 2. p.101-120, 2004.
  • ROUSSEAU, D.M.; MCCARTHY, S. Educating Managers From an Evidence-Based Perspective. Academy of Management Learning & Education , V. 6, N. 1, 84–101, 2007.
  • SANCHES, Elizabeth Navas ; GONTIJO, Leila Amaral ; VERDINELLI, M. A. . Comprometimento dos Professores Universitários com a Organização e a Carreira Docente e sua Relação com o Desempenho.. In: XIX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2005, Brasília. Anais... XIX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2005, p. 1-16.
  • SCHIEHLL, E.; MORISSETTE, R. Motivation, Measurement and Rewards from a Performance Evaluation Perspective. RAC - Revista de Administração Contemporânea , v. 4, n. 3, p. 7-24, 2000.
  • SECCHI, L. . Drucker no ensino de administração: referência ou dogma?. In: XXVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2003, Atibaia. Anais... XXVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2003. p. 1-15.
  • SGUISSARDI, V.; SILVA JUNIOR, J.R.. Educação superior: análise e perspectivas de pesquisa . São Paulo: Xamã, 2001.
  • SILVA, M. F. G.. Budgeting and Resource Allocation in Universities: a public choice approach. Revista de Administração de Empresas – FGV , v. 40, n. 4, p. 48-55, 2000.
  • SILVA, W. R.; MACHADO, M. A. V. Motivos que levam os alunos a cursar Graduação em administração: Uma análise comparativa entre Instituições Públicas e Privadas do Estado da Paraíba. In: Encontro Nacional das Associações de Pós Graduação em Administração, 2006, Salvador Anais.... XXVIII ENANPAD.. p. 389-389, 2006.
  • SILVA, W. R. ; MACHADO, M. A. V. . Motivos que levam os alunos a cursar Graduação em adminstração: Uma análise comparativa entre Instituições Públicas e Privadas do Estado da Paraíba. In: Encontro Nacional das Associações de Pós Graduação em Administração, 2006, Salvador. Anais... XXX ENANPAD. p. 389-389, 2006.
  • SOUZA, C. C. M.. Fatores de qualidade percebidos pelos discentes de cursos de administração de empresas : um estudo sobre as relações da causalidade através da modelagem de equações estruturais. Dissertação (mestrado) - UniFecap - Administração de Empresas, 2005.
  • SOUZA, E. C. L.; GUIMARÃES, T. A..O ensino de empreendedorismo em instituições de ensino superior brasileiras. In: SOUZA, E. C. L.; GUIMARÃES, T. A. (Org.). Empreendedorismo além do plano de negócio . 1 ed. São Paulo: Atlas, 2005, v. 1, p. 241-259.
  • SOUZA-SILVA, J.C.; DEVEL, E. Concepções, Práticas e Desafios na Formação do Professor: Examinando o Caso do Ensino Superior de Administração no Brasil. Organização & Sociedade . v.12, n.35, p. 113-134, 2005.
  • STEINER, S.D.; WATSON, M. A. The Service Learning Component in Business
  • Education: The Values Linkage Void. Academy of Management Learning & Education , V. 5, N. 4, p. 422–434, 2006.
  • TERRIBILI FILHO, A.. Avaliação dos aspectos motivadores e não motivadores na freqüência à escola dos alunos de um curso noturno de graduação em administração de empresas . Dissertação (mestrado) - UniFecap - Administração de Empresas, 2002.
  • TINOCO, R. M. ; GONDIM, S. M. G. . Avaliação de Desempenho em uma Universidade Pública Estadual: Com a palavra a comunidade acadêmica. In: XXVII ENANPAD - Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, 2003, Atibaia. Anais... Anais do XXVII Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, 2003, p.1-16.
  • VAN DE VEM, A.H.; JONSON, P.E. Knowledge for theory and practice. Academy of Management Review , V. 31, N. 4, p.802–821, 2006
  • VEIGA, Ilma, CASTANHO, Maria Eugênia (orgs). Pedagogia Universitária. A aula em foco . Campinas: Papirus, 2000.
  • VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M. ; IKEDA, A. A. ; CAMPOMAR, Marcos Cortez . A pós-graduação em administração no Brasil: definições e esclarecimentos. Gestão & Planejamento , v. 6, n.1, p. 33-41, 2005.
  • VIEIRA, E.F.; VIEIRA, M.M.F. Funcionalidade Burocrática nas Universidades Federais: Conflito em Tempos de Mudança. RAC - Revista de Administração Contemporânea , v. 8, n. 2,: 181-200, 2004.
  • VIEIRA, E.F.; VIEIRA, M.M.F.Tréplica. RAC - Revista de Administração Contemporânea , v. 8, n. 2,: 207-201, 2004. WOOD JR., T. Teaching and Learning Production and Operations Management: the journey from identity crisis to a cross-disciplinary approach. Revista de Administração de Empresas – FGV. v. 41, n. 1, p. 67-75, 2001.

Pesquisa Quantitativa em Administração

Ementa:
Estudo dos principais métodos e técnicas estatísticas e quantitativas para o desenvolvimento de instrumentos e tratamento de dados em pesquisas na área de Administração de Empresas, por meio do uso de softwares.

Objetivos:

  • Fornecer ao mestrando a capacidade de entender e utilizar a pesquisa quantitativa em pesquisa em administração, fornecendo as técnicas de coleta de dados primários, tabulação e análise de dados.
  • Desenvolver todos os passos para a concretização de uma pesquisa quantitativa envolvendo a construção da escala, elaboração do instrumento de pesquisa, coleta dos dados, tabulação dos dados e análise dos dados.
  • Utilizar os softwares estatísticos SPSS, Bioestat e LISREL para a análise dos dados.

Bibliografia básica:

  • AYRES, M.; AYRES Jr., M.; AYRES, D. L. e SANTOS, A. S. Bioestat 3.0: Aplicações Estatísticas na Área de Ciências Biológicas e Médicas. Belém: Soc. Civil Mamirauá/MCT e Conservation International, 2003.
  • BISQUERRA, R., SARRIERA, J. C. e MARTINEZ, F. Introdução à Estatística: Enfoque Informático com o Pacote SPSS. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
  • BOLFARINE, H. e BUSSAB, W.O. Elementos de Amostragem. São Paulo: Ed. Edgar Blücher, 2005.
  • HAIR, Joseph R. Jr.; BABIN, Barry; MONEY, Arthur H.; SAMQUEL, Phillip Fundamentos de Métodos de pesquisa em Administração Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • HAIR, Joseph R. Jr.; ANDERSON, Rolph E..; TATHAM, Ronald L.; BLACK, William C. Análise Multivariada de Dados . 5ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • HILL, Manuela M. e HILl, Andrew. Investigação por questionário . Lisboa,Portugal : Edições Silabo, 2002,
  • JÖRESKOG, K. e SÖBOM, D. LISREL 8: User's Reference Guide. Lincolnwood: SSI, 2001.
  • JÖRESKOG, K. e SÖBOM, D. PRELIS 2: User's Reference Guide. Lincolnwood: SSI, 2002.
  • JÖRESKOG, K. e SÖBOM, D. Structural Equation Modeling with the SIMPLES Command Language. Lincolnwood: SSI, 1993.
  • LEVIN, J. Estatística Aplicada a Ciências Humanas. 2ª ed. São Paulo: Harbra, 1987.
  • MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada 3ª edição Porto Alegre: Bookman, 2001.
  • MAROCO, J. Análise Estatística com utilização do SPSS 2ª edição Lisboa: Edições Silabo, 2003
  • MARTINS, G. A. Estatística Geral e Aplicada. 2a. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
  • PEREIRA, J. C. R. Análise de Dados Qualitativos: Estratégias Metodológicas para as Ciências da Saúde, Humanas e Sociais. São Paulo: EDUSP, 2001.
  • PESTANA, M. H. e GAGEIRO, J. N. Análise de Dados para Ciências Sociais: A Complementaridade do SPSS. 2° ed. Lisboa: Edições Silabo, 2000.
  • SIEGEL, S. Estatística Não-Paramétrica: Para as Ciências do Comportamento. São Paulo: McGraw-Hill, 1979.
  • SPIEGEL, M. R. e SRINIVASAN, R. A. Probabilidade e Estatística. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
  • SPSS - Statistical Package for the Social Sciences. Base 12.0 User's Guide. Chicago: SPSS, 2003.
  • SPSS - Statistical Package for the Social Sciences. Advanced Models. Chicago: SPSS, 2003.
  • TULL, D.S.; HAWKINS, D.L. Marketing Research - Measurement and Method - 6ª Ed. New York:

Linhas de pesquisa específicas do professor:

  • Avaliação de IES
  • Pesquisa quantitativa em Administração
  • Avaliação de aspectos do consumidor
  • Ensino de tópicos de Administração
  • Gestão da informação nas IES
  • Novas tecnologias no ensino

Propostas de projetos de pesquisa do professor:

  • Escalas de responsabilidade social
  • Avaliação do comportamento do consumidor
  • Metodologia qualitativa para análise de dados de pesquisa
Voltar


Informações na secretaria da Pós-Graduação
Horário de funcionamento: das 9h às 18h
Tel.: 4239-3217 ou 4239-3354
E-mail: posstricto@uscs.edu.br
Rua Santo Antônio, 50 - Centro - São Caetano do Sul – SP

Referência de localização
• Metrô Tamanduateí – São Paulo.
• Estação de Trem de São Caetano do Sul.
• Rodoviária de São Caetano do Sul.


Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0   Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!

Universidade Municipal de São Caetano do Sul - Como Chegar Campus II - R. Sto Antônio, 50 - S.C.Sul - SP - Tel 4239-3200