Corpo Docente
Alan César Belo AngeluciCom vagas disponíveis
Alan César Belo Angeluci É graduado em Jornalismo e mestre em Televisão Digital pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche na University of Brighton (Inglaterra). Realizou estudos de pós-doutorado no Department of Radio-TV-Film, The University of Texas at Austin (EUA). Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e também de graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Atua na área de Comunicação com abordagem interdisciplinar e tem interesse em pesquisas sobre os impactos, usos e apropriações das tecnologias em processos comunicacionais.
Disciplina que leciona

Comunicação e novas tecnologias digitais

Midias sociais: fundamentos e aplicações

Linha de pesquisaProcessos comunicacionais: inovação e comunidades
Áreas de interesse para orientação Comunicação digital, estudos de recepção, novas mídias, internet, televisão e dispositivos móveis, audiovisual, EaD.
Grupo CNPqSmart Media & Users Research Group
Projeto de pesquisa em andamentoImpactos da segunda tela no modelo televisivo: um olhar a partir da audiência.
[+] Mais Informações

Arquimedes PessoniCom vagas disponíveis
Arquimedes Pessoni Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1984), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2005). É pós-doutor na Faculdade de Medicina do ABC (2014) na área de concentração de Saúde Coletiva. Professor do corpo permanente do Programa de Mestrado em Comunicação e também de graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS); docente-colaborador da disciplina de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Vice-presidente (2011-2013) do Centro de Estudos de Saúde Coletiva da FMABC (CESCO). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, comunicação científica, comunicação organizacional e assessoria de imprensa.
Disciplina que leciona

Mediações da comunicação em ciência e saúde

Transformações da mídia na sociedade contemporânea

Linha de pesquisaProcessos comunicacionais: inovação e comunidades
Áreas de interesse para orientação Comunicação organizacional nos segmentos público e privado, assessoria de comunicação, comunicação científica e para saúde.
Grupo CNPqInovação em comunicação organizacional e científica
Projeto de pesquisa em andamentoComunicação em saúde nas redes sociais.
[+] Mais Informações

Elias GoulartProfessor colaborador do PPGCOM
Elias Goulart Professor e pesquisador da USCS desde 2003, engenheiro com Doutorado em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Atuou como engenheiro e gerente de engenharia por 12 anos e como docente desde 1993 em cursos de graduação e pós-graduação em várias instituições. Lidera o Grupo de Pesquisas ETICO e é membro da Association for the Advancement of Computing in Education (AACE). Desenvolve pesquisas relativas às Tecnologias Digitais e a Comunicação.
Disciplina que leciona

Comunicação e novas tecnologias digitais

Mídias sociais: fundamentos e aplicações

Linha de pesquisaProcessos comunicacionais: inovação e comunidades
Áreas de interesse para orientação Temáticas que entrelacem a Comunicação com as Tecnologias Digitais e/ou com a Educação.
A interatividade e as novas mídias, as tecnologias da WEB 2.0 e suas aplicações. A sociedade da informação e o e-Learning
Grupo CNPqETICO - Estudos das Tecnologias da Informação e Comunicação
Projeto de pesquisa em andamentoComunicação na Internet: questões de gênero na Hipermídia Adaptativa.
[+] Mais Informações

João Batista Freitas CardosoCom vagas disponíveis
João Batista Freitas Cardoso Doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com Pós-doutorado pela ECA/USP. É autor dos livros "A semiótica do cenário televisivo" (Annablume /FAPESP/USCS, 2008) e "Cenário Televisivo: linguagens múltiplas fragmentadas (Annablume /FAPESP, 2009) e organizador do livro "Mutações da Cultura Midiática" (Paulinas, 2009). Líder do Grupo de Pesquisa "O signo visual nas mídias", coordena os GTs Discurso y Comunicación (ALAIC) e Práticas Interacionais e Linguagens na Comunicação (Compós). Desenvolve pesquisas voltadas para a compreensão do signo visual como elemento de significação nos produtos midiáticos.
Disciplina que leciona

O signo visual e as transformações nas linguagens

Práticas interativas das linguagens nas mídias

Linha de pesquisaInovações na Linguagem e Cultura Midiática
Áreas de interesse para orientação Comunicação Visual; Sistemas midiáticos; linguagens; semiótica aplicada; inter-relações sígnicas nas mídias; mudanças e evoluções das linguagens midiáticas.
Grupo CNPqO signo visual nas mídias
Projeto de pesquisa em andamentoPersonagem em tatuagem: transposição das páginas das histórias em quadrinhos para o corpo humano
[+] Mais Informações

Priscila Ferreira PerazzoCom vagas disponíveis
Priscila Ferreira Perazzo Priscila F. Perazzo é doutora em História Social pela FFLCH-USP. Coordena o Laboratório Hipermídias de Comunicações Culturais (apoio FINEP), da qual o Memórias do ABC - Núcleo de Pesquisas e de Produções Midiáticas da USCS faz parte. Suas pesquisas voltam-se para os estudos de comunicação e cultura, transformações da comunicação na sociedade, processos de comunicação em meios ou em comunidades, questões que envolvam recepção, abordagens da memória, imaginário e narrativas orais.
Disciplina que leciona

Novas intersecções de comunicação, cultura e memória

Processos Comunicacionais: inovação e Comunidades

Linha de pesquisaProcessos comunicacionais: inovação e comunidades
Áreas de interesse para orientação Comunicação e cultura; comunidades locais, regionais; cidadania; poder e política; censura na comunicação; memória e imaginário; analises de discursos (escritos, iconográficos, audiovisuais); estudos de recepção.
Grupo CNPqMemória e imaginário em novos contextos da comunicação
Projeto de pesquisa em andamento Comunicações Culturais: Investigações e Acervo de Comunicação, Cultura e Memória da comunidade germânica do ABC Paulista(Apoio FAPESP – Convênio FINEP)
[+] Mais Informações

Regina RossettiCom vagas disponíveis
Regina Rossetti Regina Rossetti é filósofa com doutorado e pós-doutorado pela USP. É autora do livro Movimento e Totalidade em Bergson pela Edusp e de vários estudos publicados em periódicos e livros da área de Comunicação. Desenvolve pesquisas teóricas e interdisciplinares de comunicação e Filosofia Contemporânea.
Disciplina que leciona Pensamento contemporâneo: comunicação, inovação e linguagens
Linha de pesquisaLinguagens na comunicação: mídias e inovação
Áreas de interesse para orientação Linguagens na comunicação, na publicidade e no jornalismo; Imagem midiática; Estudos de cinema; Comunicação e criação; Epistemologia e Teorias da comunicação; Comunicação e suas interfaces com a filosofia, a literatura, a poética e a retórica.
Grupo CNPqPensamento e criação na comunicação
Projeto de pesquisa em andamentoCategorias de inovação e teorias da comunicação
[+] Mais Informações

Roberto Elísio dos SantosCom vagas disponíveis
Roberto Elísio dos Santos Roberto Elísio dos Santos é Livre-docente em Comunicação pela ECA-USP (CJE) com pós-doutorado em Comunicação Social pela ECA/USP. É autor dos livros História em Quadrinhos Infantil: leitura para crianças e adultos (Marca de Fantasia, 2006), As Teorias da Comunicação: da fala à internet (Paulinas, 2004), Para reler os quadrinhos Disney (Paulinas, 2002), Cinema: Arte e Documento (Pueri Domus, 2002) e foi organizador de O Tico-Tico 100 anos: centenário da primeira revista de quadrinhos no Brasil (Opera Graphica, 2005). É professor do Programa de Mestrado em Comunicação e dos cursos de graduação na Escola de Comunicação da USCS e vice-coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.
Disciplina que leciona

Metamorfoses nos Gêneros Ficcionais da Cultura Midiática

Narrativas ficcionais midiáticas e inovações

Linha de pesquisaLinguagens na comunicação: mídias e inovação
Áreas de interesse para orientação Narrativas e Gêneros ficcionais midiáticos, Televisão, Cinema, Histórias em Quadrinhos, Humor na Cultura Midiática
Grupo CNPqGêneros Ficcionais e Cultura Midiática
Projeto de pesquisa em andamento

A Produção Editorial de Histórias em Quadrinhos no Brasil

A metaficção como fator de inovação da cultura midiática (narrativas ficionais em quadrinhos, cinema e televisão)

[+] Mais Informações

Silvio A. Minciotti
Silvio A. Minciotti Silvio A. Minciotti é mestre e doutor em Administração pela FEA/USP. É co-autor dos livros Regionalidade e Organizações (USCS, 2.012) e Nosso Século XXI (Ed. Livre Mercado, 2001) e de mais de 54 artigos e publicações acadêmicas. Orientou mais de 30 dissertações e teses e participou de mais de 80 bancas de defesa de dissertações e teses no Brasil e no exterior.
Disciplina que leciona

Tópicos de Marketing

Linha de pesquisaProcessos comunicacionais: inovação e comunidades
Áreas de interesse para orientação Aplicações não convencionais de Marketing, tais como: Marketing de Cidades e Regiões, Marketing Social, Marketing na Gestão Pública, entre outras.
Grupo CNPqAplicações não convencionais de Marketing



Informações na secretaria da Pós-Graduação
Horário de funcionamento: das 9h às 17h30
Tel.: 4239-3217 ou 4239-3354
E-mail: posstricto@uscs.edu.br
Rua Santo Antônio, 50 - Centro - São Caetano do Sul – SP

Referência de localização
· Metrô Tamanduateí – São Paulo.
· Estação de Trem de São Caetano do Sul.
· Rodoviária de São Caetano do Sul.



Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Valid HTML 4.01 Transitional Valid CSS!
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - Como Chegar Campus II - R. Sto Antônio, 50 - S.C.Sul - SP - Tel 4239-3200