Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Serviços

Pesquisa Acadêmica


Estudantes, professores e pesquisadores da USCS, no decorrer de todos os anos, desenvolvem uma série de pesquisas no âmbito de seus cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Na Graduação, além dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), monografias e de outras atividades correlatas, há as ações do Programa de Iniciação Científica, por meio do qual, discentes podem contar com bolsas do CNPq e com auxílio pesquisa da USCS.

Já na Pós-Graduação, sobretudo nos Programas de Mestrado e Doutorado, a imersão no universo da pesquisa - e na consequente busca pelo novo conhecimento - é ainda mais significativa, seja na condução de projetos de pesquisa individuais, seja na atividade dos grupos de pesquisa vinculados ao CNPq.

Os resultados deste trabalho pode ser conferido nas teses, dissertações, publicações em revistas científicas, participações em congressos e demais ações de disseminação do conhecimento produzido na academia.

Confira, abaixo, alguns links relacionados à área da Pesquisa Acadêmica na USCS:




Laboratório de Regionalidade e Gestão

Ligado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, o Laboratório de Regionalidade e Gestão da USCS surgiu em 1981 e, desde então, dedica-se à produção e divulgação do conhecimento, fazendo-o por meio de atividades que permitam a reflexão e a discussão dos problemas regionais, do Brasil e do exterior. Busca, assim, oferecer propostas de soluções alternativas, constituídas por políticas públicas e programas capazes de evidenciar consensos sociais, em face das transformações econômicas e tecnológicas, que afetam as cidades e regiões.

Nesse contexto, há um destaque para o desenvolvimento de pesquisas e estudos sobre a região, o acervo de trabalhos acadêmicos sobre fenômenos da Regionalidade e o Grande ABC, além da constante promoção de seminários, palestras e debates com propostas relevantes sobre as várias faces da Regionalidade.