A USCS

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) é uma instituição de ensino com mais de 45 anos dedicados à Educação. Atualmente, oferece 26 cursos de graduação e diversas opções nas áreas da Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu, além de cursos de extensão, programas corporativos e conteúdos via EAD (Educação a Distância).

Desde sua fundação, a USCS tem como um de seus compromissos básicos o de não restringir sua atuação ao interior do campus universitário. Na visão da instituição, sempre foi - e continua sendo - fundamental interagir com a comunidade e estender também a ela os benefícios gerados pela academia.

Tome-se, por exemplo, a atuação no campo da cultura. A promoção de atividades abertas à comunidade sempre esteve ligada à trajetória da USCS. Teatro, Música, Literatura, Cinema e outras formas de expressões artísticas encontram respaldo em um programa de extensão especialmente desenvolvido para atender suas especificidades: o Cultura e Universidade. Entre outros destaques, compõem este programa as diversas montagens realizadas pela Cia Grite/USCS de Teatro, que se consolidou como um dos mais ativos e reconhecidos grupos de teatro da região do Grande ABC

Também merecem destaque os serviços oferecidos à comunidade no âmbito dos cursos de graduação. Os atendimentos realizados no Centro Clínico de Saúde Integral (que reúne as Clínicas e Laboratórios da área de Saúde), a Assistência Jurídica realizada por professores e estudantes de Direito, os projetos desenvolvidos pelos estudantes inscritos no Programa de Apoio a Entidades Sociais, entre outros, trazem em seu gene a diretriz de aperfeiçoar a formação dos alunos, oferecendo também à comunidade a possibilidade de engrandecimento.

No que se refere à Pesquisa, a Universidade conta com os estudos desenvolvidos nos Programas de Mestrado e Doutorado em Administração e Mestrado em Comunicação, todos recomendados pela CAPES.

Outra importante ferramenta que contribui para o debate e a disseminação de conhecimentos é o Laboratório de Regionalidade e Gestão, que por meio de professores, estudantes e representantes da comunidade do Grande ABC e de São Paulo, desenvolve pesquisas com o objetivo de integrar a sociedade civil, universidades, instituições públicas, privadas e outras organizações não-governamentais.

Também é preciso salientar o importante papel do INPES, instituto de pesquisa criado em 1982, e que desde então vem desenvolvendo levantamentos como os que integram a Pesquisa Socioeconômica da Região do ABC, além de implementar outros projetos em atendimento a solicitações da comunidade empresarial e administração pública.

A USCS conta com dois Campi localizados na cidade de São Caetano do Sul (Avenida Goiás, 3400 e Rua Santo Antônio, 50). Para mais informações sobre a Universidade basta entrar em contato pelo telefone 4239-3299.