comunicação

Geral

O mercado de trabalho atual anseia por profissionais que priorizem o relacionamento interpessoal, que detenham o conhecimento geral e específico, que se preocupem com a educação continuada, que tenham espírito empreendedor e, principalmente, que se pautem pelo desenvolvimento de atitudes e comportamentos baseados na ética e na valorização integral do ser humano.

Os cursos da Escola de Saúde da USCS utilizam o conhecimento técnico-científico como instrumento de transformação social. Destaque dever ser dado ao fato de que através da atuação conjunta entre professores e estudantes das diversas áreas, há uma formação acadêmica interprofissional, que tem como proposta direcionadora a integração e a interdisciplinaridade, promovendo troca de experiências e saberes nas práticas de formação em saúde.

Dessa forma, a formação do profissional da área da saúde da USCS, torna o estudante apto para atender as necessidades da saúde da comunidade, assegurando a integralidade da atenção, a qualidade e humanização do atendimento.

Destaque deve ser dado também ao CCSI (Centro Clínico de Saúde Integral – CCSI, localizado no campus II da USCS), onde os usuários recebem um atendimento multiprofissional e um olhar conjunto dos 5 cursos da Escola de Saúde, dando ao atendimento não apenas um caráter curativo, mas principalmente preventivo a diversas doenças.

O CCSI contempla serviços de atendimento à comunidade interna e externa, nas seguintes áreas:
• Academia-Escola
• Centro Municipal de Reabilitação
• Clínica de Enfermagem
• Clínica de Nutrição
• Farmácia Escola
• Laboratório de Análises Clínicas (LAC)
• Farmácia Popular

O fácil acesso ao campus II da USCS, onde ficam localizados os Cursos da Escola de Saúde, é outro fato que merece destaque, pois os estudantes têm a sua disposição o Terminal Rodoviário de São Caetano do Sul e a Estação São Caetano do Sul da CPTM.

O Curso
O Curso de Educação Física da Universidade Municipal de São Caetano do Sul tem como objetivo a formação de profissionais que possam atuar em diferentes segmentos populacionais, tendo como princípio a formação generalista sobre a importância da atividade física e seus benefícios, visando a melhoria da qualidade de vida, nunca perdendo o foco sobre o desenvolvimento sustentável.

A formação ocorrerá fundamentada em conceitos científicos modernos, permitindo analisar o movimento humano (Motricidade Humana) numa perspectiva ecológica: como uma manifestação cultural; como forma de lazer e recreação.

Durante o curso o aluno irá desenvolver as suas potencialidades e as suas competências. Em síntese, aplicar na prática seus conhecimentos teóricos, elaborar projetos de pesquisa para solução de problemas macro e micros estruturais de uma sociedade em constante transformação, que possibilitarão atuar de forma autônoma nas áreas correlatas ao ser humano.

Diferenciais
O curso permite ao estudante a aquisição de conhecimentos que o prepara para a atuação profissional, ter o contato com equipamentos modernos em aulas de ginástica e musculação, até a participação em atividades de monitoria nas disciplinas, estágios conveniados nas escolas, pesquisa com supervisão docentes extremamente qualificados da USCS, organização de eventos, debates acadêmicos na universidade e as atividades de laboratório.

O estudante poderá percorrer dois caminhos na sua graduação em Educação Física.

Se optar por estudar três anos, o aluno será Licenciado, possibilitando o trabalho em escolas públicas e particulares.

Acaso opte por estudar quatro anos, o estudante será Bacharel, permitindo atuar em diversos campos da profissão, como por exemplo:
• Atividades físicas e esportivas para diferentes grupos populacionais, como crianças, adolescentes e idosos;
• Gerenciar academias, centros esportivos e clubes;
• Prescrever programas de exercícios para pessoas com necessidades especiais;
• Prescrever atividade física em academias ou como Personal Trainer;
• Prestar assessoria e gerenciamento esportivo;
• Organizar e gerenciar programas de atividade física para a comunidade;
• Organizar programas de recreação e lazer em hotéis e clubes;
• Prescrever programas de exercícios em empresas para melhoria e prevenção de lesões;
• Avaliar a aptidão física e prescrever o exercício;
• Planejar e promover políticas públicas em Educação Física e lazer.

• Núcleo Comum
  • Núcleo Específico Bacharelado
  • Núcleo Específico Licenciatura
  • Mensalidades