Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Cursos de Graduação
Todos os Cursos

Escola de Aeronáutica

Ciências Aeronáuticas

Duração do curso

Duração

6 semestres

Tipo de formação do curso

Formação

Bacharelado

Horário do curso

Período

Noturno

Campus do curso

Campus

Conceição e Bela Vista

O curso de Ciências Aeronáuticas

O curso de Ciências Aeronáuticas (CA) objetiva proporcionar educação aeronáutica de qualidade e formar profissionais altamente especializados para a operação de aviões ou helicópteros e/ou gerenciamento dos setores estratégicos da aviação civil e suas áreas correlatas.

O formando em CA poderá atuar nas mais diversas áreas do sistema de aviação civil como: piloto de avião e helicóptero, gestor de empresas aéreas, gestor de aeroportos, segurança de voo, aeroclubes, administração de recursos, operações de logística, manutenção aeronáutica, carga aérea, operações aeroportuárias e planejamento de operações.

O profissional de CA também pode atuar nos órgãos governamentais, como a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), Infraero (a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômico), além de outros órgãos de aviação por meio de concurso público ou de contrato comissionado.

Estudantes que concluírem o primeiro semestre, receberão o Certificado Teórico de Piloto Privado de Avião e Helicóptero no segundo semestre

Estudantes que concluírem o segundo semestre, receberão o Certificado Teórico e Prático de Comissário de Voo (exigência: ter cumprido treinamento prático)

Para os estudantes que concluírem o terceiro semestre, receberão o Certificado Teórico de Piloto Comercial de Avião e Helicóptero e Instrutor de Voo no quarto semestre

Curso de Ciências Aeronáuticas - USCS

Diferenciais

1

Professores egressos da aviação comercial e militar

2

Único curso de Ciências Aeronáuticas do Grande ABC

3

Formação voltada, exclusivamente, para o mercado aéreo

A Escola de Aeronáutica

A Escola de Aviação da USCS é pioneira na região do Grande ABC e de seu entorno. Tem a proposta de garantir educação de qualidade no segmento aeronáutico, com habilitação em Piloto de Linha Aérea* (com os eixos de formação: Aeronáutica; Gerencial e Humana; e Prática de Voo) e Gestor de Aviação Civil (formação básica, profissional, complementar e quantitativo).

Conta com uma infraestrutura adaptada às necessidades para uma boa formação acadêmica teórica e com professores egressos da indústria aeronáutica. Tem, entre seus objetivos, o de ampliar a disponibilidade de recursos educacionais (simuladores de voo, laboratórios, equipamentos aeronáuticos e biblioteca) e atualizar continuamente sua proposta pedagógica.

* As horas práticas de voo devem ser realizadas por livre escolha do estudante em escola devidamente homologada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Curso de Ciências Aeronáuticas - USCS

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

Mercado de Trabalho

Perfil do profissional de CA: operar aeronaves de alta performance; capacidades de inovação e visão de negócios; empreender projetos e entender as variáveis que afetam a administração do setor aéreo; planejar, implementar e supervisionar as operações aéreas; ser dinâmico, desenvolver bom relacionamento interpessoal e sempre atuar com foco em resultados.

Gestão: administração de recursos, segurança de voo, operações de logística, manutenção aeronáutica, carga aérea, operações aeroportuárias e planejamento de operações aéreas em empresas aéreas regulares e não regulares e também diretamente na indústria de componentes aeronáuticos, incluindo fabricantes de aeronaves, peças e lubrificantes.

Pilotagem: piloto de avião e de helicóptero na aviação comercial, dentro de empresas aéreas regulares, ou na aviação geral, incluindo táxi aéreo, empresas petrolíferas, aviões particulares, entre outras.

Regulação: ingresso por concurso público e comissionado para órgãos como ANAC, Infraero, CADE, Secretaria de Aviação Civil, dentre outros.

Informações

Perguntas frequentes

O que é o curso de Ciências Aeronáuticas?

Trata-se de um curso de nível superior (Bacharelado) de três anos, autorizado pelo MEC, que permitirá ao estudante obter - além do titulo de Bacharel em Ciências Aeronáuticas - as carteiras teóricas de Piloto Privado de Avião e/ou Helicóptero, Piloto Comercial de Avião e/ou Helicóptero. Comissário de Voo (teórico e prático) e Instrutor de Voo de Aviação.

E como está estruturado o curso?

No primeiro semestre o estudante cursará as disciplinas de Piloto Privado (Avião e Helicóptero) e, no terceiro semestre, as disciplinas e Piloto Comercial (Avião e Helicóptero). No segundo semestre constam as disciplinas obrigatórias para a obtenção de certificado teórico e prático de Comissário de Voo. Havendo aproveitamento acadêmico no primeiro e segundo semestres, o estudante está apto a obter três certificados: Piloto Privado de Avião, Piloto Privado de Helicóptero e Comissário de Voo. No Terceiro Semestre estão as disciplinas de Piloto Comercial de Avião e Helicóptero. Ao término do semestre, tendo aproveitamento acadêmico, é possível obter o certificado teórico de Piloto Comercial de Avião ou Helicóptero. Ao término do quinto semestre, tendo aproveitamento nas disciplinas do PP, PC e Instrutor de Voo, o estudante estará apto a obter o certificado teórico de Instrutor de Voo de Avião.

Quais habilitações o curso oferece e qual a diferença entre elas?

Existem duas habilitações: Piloto de Linha Aérea e Gestor de Aviação Civil. Na habilitação Piloto de Linha Aérea, o estudante cursa um bloco maior de disciplinas voltado para a atividade de pilotagem. Na habilitação Gestor de Aviação Civil, o estudante cursa um bloco maior de disciplinas (finanças, gestão, recursos humanos, marketing, logística etc) voltado para a administração do sistema de aviação civil (empresas aéreas, aeroportos, operações, etc)

O estudante pode obter as duas habilitações?

Sim, desde que cursadas as disciplinas específicas de cada habilitação e obtido aproveitamento acadêmico mínimo estabelecido no projeto pedagógico.

Ao concluir o curso, o estudante poderá atuar como piloto?

Sim, desde que ele tenha realizado as horas práticas de voo em escola devidamente homologada pela ANAC - parceiras ou não da Universidade - e obtido a carteira de PCA e/ou PCH.

Mas, e se eu não conseguir realizar estas horas práticas de voo?

Não tem problema. Caso conclua com rendimento mínimo as disciplinas teóricas do curso, o estudante se formará normalmente como Bacharel em Ciências Aeronáuticas.

Mas qual a vantagem de se realizar o curso em relação ao aeroclube?

A exigência de horas de voo para ingressar nas empresas aéreas diminui expressivamente. Algumas empresas reduzem esta exigência ao limite de 150 horas, que é o mínimo para obtenção da carteira de piloto comercial. Adicionalmente, já existe uma discussão nos órgãos reguladores sobre a exigência de curso superior, no futuro próximo, para os pilotos, haja vista a previsão de forte crescimento do setor nos próximos anos e a ampliação das exigências de requisitos de segurança operacional.

Eu preciso cumprir estas horas práticas de voo para obter o título de Bacharel em Ciências Aeronáuticas?

Não. O curso oferece disciplinas teóricas que deverão ser cursadas normalmente, devendo o estudante obter rendimento acadêmico mínimo para concluir o curso. No entanto, é recomendável que o estudante realize as horas de voo em escola de sua preferência ou conveniada.

Quais as vantagens de se fazer o curso?

O estudante, além de poder obter a carteira de piloto privado e comercial de avião e/ou helicóptero, ele poderá obter as carteiras de Comissário de Voo e teórico de Instrutor de Voo, desde que conclua algumas disciplinas com rendimento mínimo estabelecido pelo curso.

Tem mercado para o profissional de Ciências Aeronáuticas?

Estudos da IATA (Associação Internacional de Empresas Aéreas), Boeing e IATA apontam que o mercado de aviação no mundo dobrará de tamanho até 2030. Serão necessários mais de 60 mil pilotos. As previsões para o mercado brasileiro são promissoras. Estima-se que ampliaremos de 100 para 200 milhões de viagens ao ano ate 2030,.aumentando assim a demanda por profissionais com formação na área.

Ainda com dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.

;