Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Cursos de Graduação
Todos os Cursos

Escola Politécnica

Engenharia de Produção

Duração do curso

Duração

10 semestres

Tipo de formação do curso

Formação

Bacharelado

Horário do curso

Período

Matutino e Noturno

Campus do curso

Campus

Conceição

O curso de Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção forma profissionais multidisciplinares e versáteis, que demandam conhecimentos de Administração, Economia, Finanças, Estatística, Matemática, Informática, Recursos Humanos, dentre outros, capacitados a planejar, desenvolver, implementar e monitorar processos industriais, de serviços e de varejo sustentáveis, com base em estudos de tempos e movimentos, através do gerenciamento dos recursos humanos, físicos, ambientais e financeiros da instituição, buscando produtividade, eficiência e qualidade, sem descuidar da saúde e da segurança dos empregados e usuários.

Sua formação demanda o conhecimento de matemática e das ciências básicas, para a compreensão das novas tecnologias, as competências de atuar em equipes multidisciplinares, projetar e conduzir experimentos, utilizar a Informática como instrumento do exercício da Engenharia, além de ser criativo, ter raciocínio lógico e boa comunicação.

A profissão de Engenheiro de Produção é regulamentada, no Brasil, portanto para exercê-la, é preciso ter concluído um curso superior de Engenharia De Produção em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e se registrar junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

O curso da USCS tem formação multidisciplinar com disciplinas ligadas às ciências básicas, formações tecnológica, específica e complementar, onde o aluno será preparado para as demandas profissionais e comportamentais do mercado de trabalho.

Espera-se que o profissional assuma uma postura ética e transformadora, sendo capaz de provocar mudanças pela consideração de novas tecnologias na solução de problemas.

Curso de Engenharia de Produção - USCS

A Escola Politécnica

A Escola Politécnica representa uma nova concepção curricular que tem como objetivo principal permitir uma formação interdisciplinar, focada no desenvolvimento das competências do estudante. A Universidade possui infraestrutura completa para que o aluno consiga aliar teoria e prática e sair preparado para as exigências do mercado de trabalho.

Curso de Egenharia de Produção - USCS

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

Diferenciais

1

O curso de Engenharia Produção permite atuação em diferentes setores e áreas, tais como indústrias (INDUSTRIA 4.0) automotiva, de eletrodomésticos, de equipamentos, empresas de transporte aéreo, transporte marítimo, construção, mercado financeiro e hospitais, empresas de logística, através de uma matriz curricular atualizada que integra teoria e prática profissional.

2

Modernos laboratórios: Laboratório de Máquinas Elétricas e Mecânicas, Laboratório de Processos de Fabricação e Manufatura, Laboratório de Automação e Controle, Laboratório Metrologia; Laboratório de Física e Eletricidade; Laboratório de Química, Laboratório de Mecânica dos Fluidos, Hidráulica e Saneamento, FabLab (Laboratório de Fabricação Digital) equipado com Impressora 3D, máquina de Corte a Laser, Máquina de Corte Digital (Router CNC); Laboratório de Robótica; e diversos Laboratório de Informática.

3

Corpo docente atuante e altamente especializado que leva experiência e vivência diária para a sala de aula. O curso conta com mais de 85% de mestres e doutores.

4

Iniciação Científica e Atividades Extensionistas que enriquecem a formação profissional e cidadã do estudante.

5

Acesso à programas de capacitação e formação disponibilizados por empresas parceiras que podem abreviar a colocação do estudante no mercado de trabalho.

6

A USCS oferece programas extracurriculares (palestras e minicursos) para aumentar a empregabilidade e atualização no mercado de trabalho.

7

Disponibilidade de Plataforma de Idiomas (Altissia) onde o estudante poderá se desenvolver no domínio da Língua Inglesa, um grande diferencial na contratação.

Mercado de Trabalho

Um levantamento feito pela consultoria de recrutamento e seleção Robert Half mostra os principais setores que estarão em alta, a partir de 2021, com o controle da pandemia, sendo eles: tecnologia, saúde, agronegócio, infraestrutura e logística. Dentre estes setores, das profissões que mais se destacam está a área de Engenharia. O mercado de trabalho em Engenharia de Produção é estável, pois a demanda por profissionais com conhecimentos especializados na área é algo constante. No setor industrial, há demandas nas áreas automotiva, eletrodomésticos, equipamentos, etc. No setor de serviços, as empresas de transporte aéreo, transporte marítimo, construção, mercado financeiro e hospitais são as que mais requerem este profissional. O Engenheiro de Produção atuará em gestão de processos, otimização de sistemas, engenharia do trabalho, controle de qualidade; desenvolvimento organizacional; planejamento e controle; projeto, instalação, gestão e operação máquinas de uma linha de produção, controle de resíduos; estruturação de carteira de investimentos

Perguntas frequentes

Como faço a transferência de outra universidade?

O estudante deverá apresentar seu histórico escolar para analise pelo Gestor da USCS que identificação quais disciplinas serão dispensadas e em qual semestre o estudante irá seguir seus estudos.

O curso tem estágio obrigatório?

Sim, o curso prevê a disciplina estágio supervisionado. A USCS tem uma Central de Relacionamento com Empresas que ajuda os estudantes a conseguir estágio. Os alunos que estão efetivamente trabalhando precisam apensar elaborar relatório.

Informações

Ainda com dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.

;