Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Cursos de Graduação
Todos os Cursos

Escola de Saúde

Fisioterapia

Duração do curso

Duração

8 semestres

Tipo de formação do curso

Formação

Bacharelado

Horário do curso

Período

Matutino e Noturno

Campus do curso

Campus

Centro

O curso de Fisioterapia

A Fisioterapia é uma profissão da Saúde que abrange diversas áreas de atuação: neurologia, ortopedia/traumatologia, reumatologia, pneumologia, cardiologia, ginecologia/obstetrícia, dermato-funcional, geriatria, pediatria, neonatologia, fisioterapia desportiva, dentre outras.

O curso de Fisioterapia da USCS capacita o estudante a desenvolver ações em todos os níveis da saúde.

O fisioterapeuta formado pela USCS é preparado ao longo do curso para dirigir, gerenciar e orientar serviços de fisioterapia, bem como o exercício de atividades educacionais e de pesquisa.

O projeto pedagógico do curso fornece ao estudante uma base geral sólida, continuamente atualizada, que visa a promover uma visão ampla e global do ser humano.

Curso de Fisioterapia - USCS

A Escola de Saúde

A Escola de Saúde da USCS tem como objetivo principal proporcionar uma visão integrada da área aos estudantes dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia, possibilitando os alunos vivenciem, desde cedo, modelos consistentes de práticas disciplinares e profissionais.

Curso de Fisioterapia - USCS

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

Diferenciais

1

A USCS dispõe de uma infraestrutura que possibilita ao estudante aprender além da sala de aula, de modo a aprimorar continuamente seus conhecimentos e sua formação. O estudante é estimulado, desde o início do curso, a participar na prestação de serviços à comunidade, por meio da Clínica-Escola de Fisioterapia.

2

A Clínica-Escola de Fisioterapia oferece atendimentos nas áreas de ortopedia, traumatologia, neurologia adulto e infantil, reumatologia, geriatria, uroginecologia e saúde coletiva. Os setores de atendimento fisioterapêutico e sua respectiva infraestrutura contemplam as modalidades terapêuticas de hidroterapia, cinesioterapia, eletrofototerapia, termoterapia e recursos terapêuticos manuais.

Mercado de Trabalho

O fisioterapeuta formado pela USCS encontra-se apto a desenvolver suas atividades em diversos locais como, por exemplo:

  • Centros de saúde, clínicas de reabilitação e hospitais
  • Serviços públicos de saúde, nas esferas federal, estadual e municipal
  • Clubes esportivos, centros de treinamento de atletas e academias
  • Clínicas de estética e centros de cosmetologia
  • Institutos e centros de pesquisa
  • Universidades, centros universitários e faculdades

Perguntas frequentes

Como são os estágios na Fisioterapia?

Os estágios do curso de Fisioterapia da USCS acontecem no sétimo e oitavo semestres, totalizando 920 horas. Em cada um desses semestres o estudante deverá cumprir três áreas de estágio, totalizando, ao final do curso, seis áreas cursadas. Ocorrem de segunda à sexta-feira, das 14 às 18 horas.

Onde são feitos os estágios?

Cinco áreas de estágio são feitas na Clínica-Escola de Fisioterapia da USCS, sob supervisão de professores do curso. E uma área de estágio – Fisioterapia Hospitalar – é feita nos hospitais municipais de São Caetano do Sul (Hospitais Maria Braido, Márcia Braido e Dr. Euclides Zerbini), também sob supervisão de docente da instituição.

Os estágios são regulamentados?

Os estágios na Fisioterapia são regulamentados em nível nacional pelas resoluções 431 e 432, ambas de 2013, do COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Nenhum estágio feito fora do escopo dessas duas resoluções é considerado válido.

Os estágios são remunerados?

Não, pois são estágios supervisionados curriculares obrigatórios, isto é, são atividades acadêmicas previstas na matriz curricular do curso e que seguem tanto a Lei Federal de Estágio (Lei 11.788/2008) como as Resoluções COFFITO 431/2013 e 432/2013.

Informações

Ainda com dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.

;