Picture

Como tudo começou

Aluno da primeira turma de Administração, Moacir Ricci discursa durante o lançamento da pedra fundamental do prédio da Avenida Goiás, em 21 de julho de 1967

Uma das preocupações da administração pública em São Caetano do Sul, na metade da década de 1960, era o impulsionamento do ensino de nível superior. Diante da crescente industrialização local, que exigia mão de obra mais qualificada, a expansão dos cursos universitários era uma demanda da sociedade.

Em 1966, a Escola Superior de Administração de Negócios (ESAN) assinou um convênio com a Prefeitura de São Caetano do Sul para criação de um curso de administração na cidade. Mas a presença de cursos universitários na localidade era incipiente.

Foi quando o diretor da Fazenda, Cláudio Musumeci, sugeriu a criação de uma faculdade de economia no município. Uma comissão foi organizada para avaliar a proposta. Após uma série de estudos, o grupo encaminhou um projeto de lei para a Câmara Municipal e no dia 19 de setembro de 1967, foi promulgada a lei n. 1.611, que criava a Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. O Conselho Estadual de Educação concedeu a autorização de funcionamento da instituição pelo decreto estadual n. 49.983, em 15 de julho de 1968.

1967
Movie

O início

Aula inaugural da então Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, realizada na Câmara Municipal, em 31 de julho de 1968

Depois dos exames vestibulares, os 130 alunos aprovados participaram da aula inaugural, realizada no dia 31 de julho de 1968, proferida pelo vice-governador Hilário Torloni. O dia 1 de agosto marcou o início das aulas regulares e foi a data escolhida para celebrar o aniversário da instituição. Cláudio Musumeci foi o primeiro diretor da faculdade.

Enquanto isso, em setembro de 1968, um movimento estudantil dos alunos da ESAN enviou à prefeitura um abaixo-assinado apontando irregularidades no funcionamento da instituição, o que resultou na rescisão do contrato, ocorrida em 20 de dezembro de 1968. Em virtude dos acontecimentos, os alunos da ESAN, no terceiro ano do curso, foram transferidos para a Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, anexando-se, assim, o curso de bacharelado em Administração naquela faculdade.

Com a união das turmas, os alunos sentiram necessidade de maior representação. Foi então que, em 14 de outubro de 1968, foi criado o Diretório Acadêmico Catorze de Outubro – o DACO. Seus primeiros presidentes eleitos foram Antonio Carlos Gil (aluno de Ciências Políticas e Sociais) e, em seguida, Ângelo Marchetti (aluno de Administração). Este último, para o biênio 1969-1970. O terceiro presidente foi Nicola Serra Boldrini (1970-1971), do mesmo curso de Gil.

O Daco também realizou diversas atividades culturais. Show de artistas como Tom Zé e Guilherme Arantes, além de festivais de cinema e música, ficaram por conta do diretório, nas décadas de 1970 e 1980. Em 1970, o DACO teria participação marcante em viagem realizada ao exterior por um grupo de alunos.

Diretor de 1968 a 1969 - Cláudio Musumeci - Vice: Celso Sebastião de Souza

1968
Picture

O prédio da Avenida Goiás



No ano letivo de 1969, os alunos da Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais e os da extinta ESAN passaram a ocupar o prédio da Avenida Goiás, recém-construído. O curso de bacharelado em Administração foi criado conforme a lei municipal n. 1.751 desse ano, tendo permanecido apenas três professores do quadro anterior. Foram eles: Fernando Contro, Werther Krause e o padre Mário Ghislandi. Em razão disso, a instituição passou a ser chamada de Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas, Políticas e Sociais.

O edifício que hoje integra o Campus Barcelona da USCS começou a ser construído em 1967 e seria, inicialmente, destinado à ESAN. Foi inaugurado como sede da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas, Políticas e Sociais. A primeira expansão ocorreu em 1973.

Diretor de 1969 a 1973 - Rubens Lopes de Figueiredo - Vice: Celso Sebastião de Souza

1969
Location

O IMES

A Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas, Políticas e Sociais adotou a denominação de Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul, a partir da lei municipal no 1.836, de 26 de maio de 1970. Surgia, assim, a sigla IMES, que marcou a história da Universidade Municipal de São Caetano do Sul por 38 anos.

Fachada do prédio que apresenta o letreiro com a nova denominação; Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul

Nesse ano, um grupo de 40 alunos do IMES realizou uma excursão educativa aos Estados Unidos, com apoio do DACO. A viagem teve como objetivo a realização de diversos cursos na Universidade de Michigan e a visita a algumas empresas.

Grupo de alunos antes do embarque para os estados Unidos, em 1970

1970
Location

A primeira formatura



Formandos da primeira turma de Administração durante cerimônia realizada em janeiro de 1971 no Teatro Paulo Machado de Carvalho

No dia 22 de janeiro de 1971, o Teatro Paulo Machado de Carvalho foi palco da primeira formatura do curso de Administração do IMES, composta pelos alunos transferidos da extinta ESAN, que encerraram o curso em 1970. Antes de completar três anos de existência, o IMES já finalizava a graduação de sua primeira turma.

1971
Location

Fundação Educacional Di Thiene



Alunos do curso de Ciências Econômicas durante cerimônia de formatura, realizada em 1972

Em janeiro de 1972 foi criada a Fundação Educacional Di Thiene, que funcionaria como mantenedora do IMES, tirando sua condição de autarquia. O intuito era o de abrir novas formas de arrecadação de recursos próprios, garantindo maior autonomia administrativa. Essa condição prevaleceu até janeiro de 1973, quando a instituição retomou sua condição autárquica.

Ainda em 1972, ocorreu a formatura das primeiras turmas de Ciências Sociais e Ciências Econômicas, e a segunda turma de Administração. A cerimônia contou com a presença do então governador Laudo Natel.

1972
Location

Ampliação do campus Barcelona



Biblioteca ganhou mais espaço e teve seu acervo enriquecido na primeira ampliação do IMES

Em 1973, o atual Campus Barcelona passou por sua primeira ampliação. Terrenos vizinhos foram desapropriados e a área do IMES passou a ocupar o quarteirão entre as ruas Conselheiro Lafayette, Maceió e a Avenida Goiás. O projeto original previa a construção de novas salas de aula, dois auditórios, biblioteca, salas administrativas, uma quadra poliesportiva e uma piscina. A biblioteca, além de ganhar mais espaço, teve um incremento em seu acervo. Por questões judiciais, as obras sofreram atrasos e a quadra somente foi inaugurada em março de 1977.

Diretor de 1973 a 1977 - Oscar Garbelotto - Vice: Cláudio João Dall’Anese

1973
Location

Logotipo



Proposta de logotipo apresentada por Paulo Jewtuzenko

Em 1974, o então diretor Oscar Garbelotto realizou um concurso, entre os alunos, para a escolha de um novo logotipo para a faculdade. O prêmio seria uma bolsa de estudos com validade de um ano. A comissão julgadora foi composta pelos professores Afonso Celso Amaral, Carlos Alberto Braghetto e Fernando Contro. O vencedor foi Paulo Jewtuzenko que, em sua criação, apresentou a chama, presente no logotipo, como símbolo de luz e perpetuação do conhecimento, do saber e do viver de toda a comunidade. O resultado do vencedor foi divulgado no ano seguinte.

1974
Location

Estátua de São Pedro e Associação Atlética



A estátua de São Pedro destacou-se na fachada da universidade por muitos anos

Inicialmente idealizada para ser um presente ao Papa Paulo VI, a estátua de São Pedro, de autoria do artista Agenor Francisco dos Santos, depois de construída, ficou abandonada por muitos anos. Em 1975, a administração municipal providenciou sua instalação no jardim fronteiriço da faculdade, de frente para a Avenida Goiás (a pedido do então diretor do IMES, Oscar Garbelotto). A imponente estátua foi erguida, solenemente, em julho do mesmo ano. Em 1991, em razão das obras de ampliação do campus, foi retirada do local. Após passar por um processo de restauração, realizado pelos irmãos Paulo e Otávio Vieira, a obra retornou em 1996. Em 2006, a estátua de São Pedro foi recolhida. Por problemas estruturais, foi incinerada em 2015.

A Associação Atlética Acadêmica surgiu em 1975, ainda como Atlética Acadêmica Catorze de Outubro, em referência ao nome do Diretório Acadêmico, com o objetivo, ainda atual, de incentivar a prática esportiva. O ex-aluno Paulo Roberto Trivelli, já falecido, foi responsável pelo crescimento da entidade no cenário esportivo universitário, que trilhou um caminho com várias conquistas. A Associação é uma das fundadoras da Liga Universitária do Grande ABC.

Paulo Trivelli (à direita), responsável pelo crescimento da Associação Atlética Acadêmica, durante inauguração de ginásio que ganhou seu nome, na década de 1990

O ano também foi marcado pela autorização de funcionamento para o curso de Comércio Exterior, que nasceu com a premissa de habilitar o profissional para avaliar mercados e possibilidades comerciais, administrar processos de exportação e importação, e gerir empresas na área. Essa graduação passou a ser oferecida no ano seguinte. O IMES foi a segunda escola no Estado a solicitar e obter autorização para essa nova área.

1975
Location

Associação de Ex-Alunos



O ano de 1976 foi marcado pela criação da Associação de Ex-Alunos do IMES. Entre seus fundadores estão José Antônio Novaes e Astúrio Antônio Caccioli Filho (respectivamente presidente e vice da primeira gestão). Seus objetivos, que permanecem até os dias de hoje, são facilitar a interação entre associados e a universidade, congregar ex-alunos e promover a educação continuada.

1976
Location

Diretor em 1977



Diretor de 1977 a 1981 - Cláudio João Dall’Anese - Vice: Carlos João Eduardo Senger

1977
Location

APROXIMES



Registro do primeiro jantar de confraternização dos professores do IMES, realizado em 1978, e que deu origem à Aproximes

De um almoço de confraternização entre professores, realizado em 1978, surgiu a Associação de Professores e Funcionários (Aproximes), com o objetivo de promover a integração e a capacitação dos seus integrantes. O primeiro presidente eleito foi Denis Donaire, em 1979.

A Aproximes realiza diversos eventos e atividades para manter seus objetivos. Ainda em atividade, firme e forte, conta com mais de 180 associados.

1978
Location

Construção do prédio C



Diretor de 1981 a 1989 - Sílvio Augusto Minciotti - Vice: Jorge José Alves da Silva

O Laboratório de Regionalidade e Gestão surgiu em 1981. Voltou-se para produção e divulgação do conhecimento, suporte para a promoção de atividades que permitissem a reflexão e a discussão dos problemas regionais do Brasil e do mundo. Passou a desenvolver pesquisas e estudos sobre o Grande ABC, tendo um significativo acervo sobre vários aspectos da regionalidade.

Ainda em 1981, se dá o início da construção do prédio C, passando a abrigar o CEAPOG (Centro de Aperfeiçoamento e Pós-graduação), que iniciou suas atividades nesse mesmo ano, e o INPES (Instituto de Pesquisa). Posteriormente, o prédio C sofreu ampliação com a construção de teatro e dependências que abrigam, atualmente, sala dos professores, Centro de Documentação e Memória, a Reitoria e outros setores administrativos.

Aspecto do Prédio C, que teve sua construção iniciada em 1981

1981
Location

INPES e CEAPOG



Cerimônia de lançamento do Índice de Preço ao Consumidor do ABC (IPC-IMES), indicador econômico de abrangência regional, formulado pelo Instituto de Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, criado em 1982

O INPES (Instituto de Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul), criado em 1982, surgiu com o objetivo de fomentar trabalhos de pesquisa aplicada nas áreas de interesse dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. O Instituto ainda realiza projetos com a comunidade empresarial e a administração pública. Desde sua criação, é responsável pela Pesquisa Socioeconômica do ABC, na qual reúne importantes indicadores regionais, e já elaborou o Índice de Preço ao Consumidor do ABC (IPC-IMES), indicador econômico de abrangência regional. Já recebeu prêmios como o Pesquisa de Marketing, concedido pela Revista Marketing, publicação ligada à Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Em 1982, por meio do CEAPOG, teve início a primeira turma de pós-graduação Lato Sensu da região. Foram oferecidos cursos nas áreas de Administração de Marketing, Administração de Produção, Administração Geral, Administração Econômico-financeira.

1982
Location

15 anos de atividades



Aspecto do pátio do prédio B em foto da década de 1980

Em 1983, o IMES completou 15 anos de atividades. Os seus 3.300 alunos e 85 professores ocupavam uma estrutura que oferecia 30 salas de aula, um auditório de 180 lugares, uma biblioteca com mais de oito mil volumes e, na época, um moderno Centro de Processamento de Dados. Os alunos podiam, ainda, usufruir de áreas de convivências e de uma quadra poliesportiva, além de um plantão de dúvidas de todas as disciplinas, instalado naquele ano.

INPES recebe "Prêmio Pesquisa de Marketing"

1983
Location

Curso de Ciências da Computação



Sala de aula do curso de Ciências da Computação, em foto de 2008

O curso de Ciências da Computação passou a ser oferecido em 1986. Foi criado para a formação de profissionais preparados para os desafios apresentados pelas novas tecnologias. A partir de 1998, a instituição já disponibilizava um laboratório com acesso à Internet disponível para pesquisas dos alunos.

1986
Location

Em crescimento



O corpo docente contava com 87 profissionais que ministravam aulas em cinco cursos de graduação, entre outros. A área construída da instituição chegava a oito mil metros quadrados.

1988
Location

Diretor em 1989



Diretor de 1989 a 1992 - Moacyr Antonio Ferreira Rodrigues - Vice: Marco Antonio Santos Silva

1989
Location

CAIP e IMES Notícias



Em 1990, se deu a criação da Coordenadoria de Apoio às Instituições Públicas (Caip), vinculada à Universidade, para dar suporte a administrações públicas dos poderes executivos e legislativos. Presta serviços de capacitação continuada, organização de concursos públicos, reestruturação organizacional, auditoria, gerenciamento de dívida ativa, entre outros.

Lançamento do IMES Notícias

Nesse mesmo ano, tem início a publicação do IMES Notícias, que representou um importante veículo de comunicação para a comunidade universitária.

Capa do primeiro exemplar do Imes Notícias, lançado em junho de 1990

1990
Location

AFIMES e Atividades Culturais



Em 1992, foi criada a Associação dos Funcionários (AFIMES), entidade representativa que, no decorrer de sua história, já realizou diversos jantares, churrascos, almoços, excursões, com o objetivo de proporcionar aos associados uma série de benefícios e incentivar a integração entre eles. A primeira presidente foi Leila de Lourdes Charlini.

Até esse ano, as atividades culturais ficaram sob responsabilidade do Diretório Acadêmico Catorze de Outubro. Foi então que a Coordenadoria de Cultura (que se transformaria no atual Núcleo de Ação Cultural) surgiu, para institucionalizar as ações na área. Com o intuito de incentivar a prática de atividades culturais na comunidade da universidade, estimular a produção nesse âmbito e contribuir para que a universidade se torne referência em produções de qualidade, realiza pesquisas sobre atividades, demandas e hábitos culturais, e apoia as iniciativas dos organismos da instituição, como o Grupo Vocal USCS, as Oficinas de Voz e Violão e a Cia. Grite de Teatro, além de ações como saraus, exposições, entre outros eventos.

Curso de Valorização Profissional realizado pela Coordenadoria de Cultura em 1998. Palestrante: Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti

Diretor de 1992 a 2007 - Marco Antonio Santos Silva - Vice: Laércio Baptista da Silva

1992
Movie

GRITE



O Grupo IMES de Teatro Experimental (GRITE), atual Companhia Grite de Teatro da USCS, foi criado em 1994, marcando a trajetória da instituição no âmbito cultural. Formado por alunos, ex-alunos e membros da comunidade, acumula diversos espetáculos e prêmios teatrais, e é um dos mais ativos e reconhecidos grupos de teatro da região. Já realizou mais de 20 montagens e cerca de 75 mil espectadores. Oferece, anualmente, oficinas de teatro gratuitas e abertas à comunidade em geral.

O Sermão da Quarta-Feira de Cinzas, vencedora do FETASA - 99

Espetáculo Suburbano Romeu e Julieta, encenado pelo GRITE, em 2008

1994
Movie

Curso de Publicidade e Propaganda e Grupo Vocal USCS



O ano letivo de 1996 começou com um novo curso na grade da universidade, o de Publicidade e Propaganda. Com o propósito de fornecer conhecimento técnico para atender às necessidades do mercado de trabalho na época, a faculdade passou a oferecer estúdios de rádio, TV, fotografia e um centro de computação gráfica.

Ilha de edição de Rádio e TV

Formado em 1996, o Grupo Vocal USCS, composto por membros da comunidade, é comprometido com a música brasileira e o resgate da cultura nacional. Mantém uma Oficina de Voz gratuita e aberta a toda a sociedade.

Grupo Vocal em um de seus primeiros encontros, na década de 1990

1996
Movie

Curso de Direito e DCE



O IMES passou a oferecer a graduação em Direito a partir de 1997. Formar profissionais capacitados para o exercício da advocacia autônoma e empresarial, ou voltados para as carreiras públicas, era o intuito pioneiro do curso.

Júri simulado: atividade realizada no curso de Direito, em foto de 2013

O Diretório Acadêmico Catorze de Outubro alterou, em assembleia, seu estatuto, criando uma nova entidade representativa, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) Herbert de Souza. A partir de então, passou a contar com representações para cada curso, os Centros Acadêmicos e os Diretórios Acadêmicos. Em 2003, passou a se chamar DCE Catorze de Outubro.

1997
Location

Mestrado em Administração

Em 1998, a universidade implementou o Programa de Mestrado em Administração, dando início aos cursos de pós-graduação Stricto Sensu. Em 2003, este programa obteve recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e, em 2004, o reconhecimento do Conselho Nacional de Educação. Nesse ano, ocorreu, ainda, a inauguração do prédio A, que passou a ocupar o espaço anteriormente ocupado pelo jardim e pelo estacionamento.

Fachada do prédio A, inaugurado em 1998

1998
Location

Novos Cursos de Comunicação e Centro de Documentação e Memória

Os cursos de Jornalismo e Rádio e TV foram implantados em 1999. O primeiro foi idealizado para a formação de profissionais com o domínio de todas as etapas dos processos de comunicação em rádio, TV e demais mídias. A graduação em Rádio e TV surgiu para habilitar o aluno a exercer atividades de criação, produção e finalização de programas de rádio e televisão. A universidade já disponibilizava, na época, equipamentos como câmeras de vídeo e ilhas de edição eletrônica.

Alunos em atividade em um dos estúdios do curso de Rádio e TV

Mais uma ampliação foi necessária para abrigar novos alunos e o aumento da estrutura. O prédio D foi inaugurado em 19 de abril de 1999.

Em 1999, mais uma ampliação com a inauguração do prédio D

No ano seguinte, a instituição decidiu ampliar sua atuação cultural, dando início a pesquisas sobre sua história. Uma equipe especializada foi designada para o trabalho. Diante da quantidade do material encontrado, em agosto de 2000 foi criado o Centro de Documentação e Memória. Atualmente, é responsável pelo arquivo de todo o material iconográfico e histórico na Universidade.

Inauguração do Centro de Documentação e Memória. Na imagem, vemos, a partir da esquerda: os professores Oscar Garbelotto, Cláudio Dall’Anese, Cláudio Musumeci, Laércio Baptista da Silva, Marco Antonio Santos Silva

1999
Location

Centro Universitário

Reitor de 2000 a 2007- Laércio Baptista da Silva

O então diretor Marco Antonio Santos Silva anuncia a conquista da condição de Centro Universitário, concedida ao IMES nos anos 2000

Um marco na história da USCS foi sua ascensão à condição de Centro Universitário, no ano 2000. A sigla IMES continuou a ser usada e o logotipo foi atualizado, ganhando contornos mais modernos, adotando as cores azul e laranja.

2000
Location

Saúde

Com o início do curso de Educação Física, em 2001, a instituição passou a atuar na área da saúde, ampliando as opções de seus cursos. Na área de extensão, os alunos do curso já participaram do projeto Educação Física + Inclusão Social = Cidadania, que trabalhou conceitos de cidadania, saúde e qualidade de vida nas comunidades carentes por meio das atividades esportivas.

Equipamentos modernos fazem parte de academia que integra a estrutura do curso de Educação Física. Foto de 2018 (Foto/Ana Paula Lazari)

2001
Location

Novos Cursos

O início do século XXI começa com ampliações para a USCS. Em 2002, surgem os cursos de Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. No mesmo período, a área de Administração também sofreu um incremento com novas linhas de formação: Finanças das Empresas, Gestão de Operações, Gestão Empresarial e Negócios, e Marketing.

Alunos do curso de Fisioterapia e Farmácia em atividades curriculares

2002
Location

Farma-USCS e Memórias do ABC

Inaugurada em novembro de 2003, a Farma-USCS, uma farmácia-escola, é um projeto de extensão do curso de Farmácia. Presta aos moradores de São Caetano, gratuitamente, serviços como a manipulação de medicamentos e orientação farmacêutica. Além disso, oferece estágios aos alunos da universidade. Inicialmente, funcionava no Bairro Santa Maria. Hoje atende no Campus Centro. O ano foi marcado, ainda, pela criação do Núcleo de Pesquisas Memórias do ABC, um centro de pesquisas e laboratório de produções em comunicações e memória, atualmente ligado ao Laboratório Hipermídias, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação. Foi vinculado ao Laboratório Hipermídias de Comunicações Culturais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação, em 2011. Atualmente, coordena o projeto USCS - 50 anos.

Farmácia-Escola da USCS, na época de sua inauguração, em 2013

2003
Movie

Campus Centro e Credenciamento como Universidade

No dia 2 de agosto de 2004, aconteceu a cerimônia de inauguração de um novo campus, localizado no Bairro Centro. Na ocasião, foi anunciada a conquista da condição de universidade. O credenciamento da Universidade Municipal de São Caetano do Sul havia sido aprovado pelo Conselho Estadual de Educação no mês de julho do mesmo ano. Uma série de alterações na estrutura administrativa da instituição foi necessária para a adequação à nova condição. No logotipo, o termo Centro Universitário, localizado na parte inferior, foi alterado para Universidade. O Campus Centro, recém-inaugurado, passou a abrigar os cursos de Direito, e das áreas de Educação e Saúde. E, assim, passou a realizar atendimentos à comunidade, com assistências judiciária e de saúde. A partir de 2004, a instituição, acompanhando a demanda do mercado, deu início à graduação tecnológica, com cursos de Web Design e Comércio Eletrônico, Redes de Computadores, Marketing de Varejo, Gestão de Pequenas e Médias Empresas, e Gestão de Recursos Humanos.



Fachada do Campus Centro, inaugurado em 2004. Nota-se que ainda era sinalizado como Centro Universitário (Créditos: Acervo Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul)

2004
Location

Pedagogia

Visando à formação de professores e uma interação mais ampla com os ensinos médio e fundamental, em 2007, tem início o curso de Pedagogia.

Brinquedoteca utilizada pelos alunos do curso de Pedagogia em foto de 2018 (Foto/Ana Paula Lazari)

2007
Movie

Novo logotipo e Mestrado em Comunicação

No dia 5 de junho desse ano, a comunidade acadêmica conheceu o novo logotipo da instituição, que passou a apresentar a nova sigla – USCS. Ainda em 2008, a CAPES deu aprovação para iniciar as atividades do Programa de Mestrado em Comunicação.



Reitor de 2008 a 2013 - Silvio Augusto Minciotti

2008
Location

Novos Formatos

A universidade anuncia uma série de medidas em seus cursos de Graduação, como: semestralidades, nova grade curricular, integração de cursos em Escolas, bolsas por mérito etc

2009
Movie

Criação das Escolas

Em 2010, o lançamento do Plano USCS trouxe uma nova configuração para os cursos de graduação, com o agrupamento dos cursos e a criação das sete escolas: Computação, Comunicação, Direito, Educação, Negócios, Saúde e Graduação Tecnológica. Outra mudança ocorreu na estrutura dos cursos, que passaram a ser modulares, sendo que os alunos de uma mesma escola tenham a mesma formação básica inicial e depois a formação específica. Os cursos de graduação da USCS passaram, ainda, a ser semestrais. Ainda no mesmo ano, a USCS criou o Programa de Doutorado em Administração.

Programa de Doutorado em Administração teve início em 2010. (Créditos: Arquivo PPGA/Produção Hyperlab)

2010
Movie

EAD

A USCS passou a disponibilizar, em 2013, cursos de graduação totalmente em EAD. Atualmente, há linhas de formação em Administração e Pedagogia.



Reitor de 2013 até a presente data - Marcos Sidnei Bassi

2013
Movie

Medicina

Um marco na história da USCS foi a criação do curso de Medicina, que passou a ser oferecido a partir de 2014. O curso teve início com a proposta de formar médicos vinculados à realidade brasileira, preparados para enfrentar os principais problemas da população. No primeiro vestibular, foram mais de 40 candidatos por vaga.

Laboratório do curso de Medicina, criado em 2014, em foto atual (Foto/Ana Paula Lazari)

2014
Movie

Novos Cursos de Graduação e Pós-graduação

O ano de 2015 chegou com mais duas novidades na área de graduação: o início do funcionamento dos cursos de Engenharia de Produção e Psicologia, além de um novo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, dessa vez na área da Educação.

Alunos em atividade prática da clínica do curso de Psicologia, criado em 2015. Foto de 2018 (Foto/Ana Paula Lazari)

2015
Movie

Campus São Paulo

O curso de Medicina passa a ser oferecido também no novo campus, localizado no Bairro da Bela Vista, em São Paulo, inaugurado em 14 de março desse ano, após assinar, em 2015, um convênio com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

Fachada do campus da USCS localizado em São Paulo, que passou a receber o curso de Medicina em 2016. Foto de 2018 (Foto/Ana Paula Lazari)

2016
Movie

MBA

A partir de 2017, os cerca de dois mil estudantes dos mais de 120 cursos dos MBAs e cursos de especialização, que integram a pós-graduação Lato Sensu da USCS, passaram a ter novo endereço: o sexto andar do prédio comercial localizado na rua Manoel Coelho, número 600.

Uma das salas dos cursos de MBA, instalados em parte de edifício na Rua Manoel Coelho, na região central de São Caetano, em foto de 2018 (Foto/Ana Paula Lazari)

2017
Movie

Novos Cursos e Campus Conceição

2018, o ano do cinquentenário da USCS. A universidade chega a cinco décadas de vida inovando. Este ano marca a abertura das graduações em Arquitetura e Urbanismo, Jogos Digitais, Ciências Aeronáuticas e Odontologia, e, na pós-graduação, o Mestrado Profissional em Saúde. Além da ampliação de sua área de atuação, acréscimos em sua estrutura física já estão planejados, com um novo campus, na Rua Conceição, em São Caetano.



Fachada do campus Conceição

2018