X Encontro de IC reforça a importância da pesquisa em tempos de pandemia

Por Bruna Moura

O X Encontro de Iniciação Científica teve início no dia 09 de novembro de 2020, abrindo uma série de webinars e apresentação de vídeo pôsteres em salas virtuais que ocorrerão até dia 13 de novembro, por meio do canal do YouTube da UFABC. Os vídeo pôsteres ficarão expostos até dia 27 de novembro. O tema desse ano é “Desenvolvimento da Ciência em Tempos de Pandemia”, dentro de seis eixos temáticos: energia, processos de transformação, humanidades, comunicação e informação, estrutura da matéria e simulação e representação.

“Para nós, é uma felicidade estarmos realizando mais este encontro, sempre aumentando o número de adesões de trabalhos inscritos, e sempre contextualizando a nossa discussão e pesquisa à conjuntura atual, como é o caso desta edição, onde estaremos discutindo o papel da ciência em momentos de pandemia. No ano de 2020, onde todas as instituições tiveram que se reinventar, a universidade brasileira tem mostrado sua importância no conhecimento e no desenvolvimento da pesquisa científica voltada às demandas sociais”, afirma Prof. Dr. Dácio Matheus, reitor da UFABC.

O reitor da USCS, Prof. Dr. Leandro Prearo, afirma que o papel das universidade no combate ao negacionismo é fundamental. “Este ano, nós estamos acompanhando o negacionismo à ciência em alguns setores da nossa sociedade relacionados ao COVID-19 em especial. O papel das universidades para combater esse negacionismo e afirmar a importância da ciência em todos os aspectos e, principalmente, na saúde, são eventos como esse, incentivar o estudante desde o início, no caso da USCS desde o ensino médio e na graduação, a praticar ciência. Então, esse evento é muito especial, por incentivar a ciência e por unir duas das grandes universidades da região”.

A Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro, pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da USCS, ressaltou o grande número de trabalhos inscritos neste ano, que foram mais de 500. “Apesar do evento acontecer de forma virtual, nós vivemos em uma comunidade, em uma rede, e a participação dos estudantes num evento como este, reflete um nascimento dentro dessa comunidade científica. O COVID-19 nos desafiou mas, ao mesmo tempo, reforçou questões fantásticas da nossa vida, que a pesquisa nos une, nos eleva e não nos deixa morrer, porque as nossas pesquisas são consultadas mesmo quando trabalhamos nessa virtualidade”.

“Este é um momento importante para cada um dos alunos que desenvolveram seu projeto de pesquisa ao longo do ano, mesmo não sendo possível realizar de forma presencial, cada um usou de sua criatividade e fez desse cenário um estímulo para concluir os seus trabalhos e dar um novo direcionamento”, comenta Profa. Dra. Sonia Malmonge, pró-reitora de Pesquisa da UFABC.

A Profa. Dra. Priscila Perazzo, coordenadora de Iniciação Científica da USCS, comentou sobre os desafios e ganhos do evento on-line. “Essa é a 10º vez que realizamos este congresso em conjunto, mas é a primeira vez que estamos realizando o evento completamente virtual, já que 2020 impôs diversos desafios, e a realização deste encontro foi a superação de mais um desafio. Passamos o ano lamentando as impossibilidade dos encontros presenciais, mas podemos perceber os ganhos que tivemos com a possibilidade deste trabalho remoto. Este ano contamos com uma plataforma nova, com inúmeras informações sobre o congresso, design bonito, com vários campos de informação, e com trabalhos que ficarão disponíveis por 20 dias, para quem quiser assistir”.

“Normalmente, para dar lugar a um evento deste porte, há muito cuidado, esforço e sintonia dentro das diversas esferas da instituição, nesse ano, não foi diferente. No entanto, tivemos um desafio adicional de adaptar o encontro ao formato on-line, dada a situação da pandemia do coronavírus. Embora esse contratempo tenha potencializado a carga já envolvida na estruturação do evento, não poderíamos deixar de organizá-lo, visto que se trata de um momento único que coroa a trajetória de estudantes, orientadores, técnicos administrativos e funcionários que se empenham no desenvolvimento de inúmeras pesquisas”, afirma a Profa. Dra. Roseli Benassi, coordenadora de Iniciação Científica da UFABC.

Confira o cronograma completo do evento clicando aqui.