Programação

De 22/05 a 26/05


Instalação Artística Interativa: 55 ANOS – do DNA ao VENTRE


Resumo: os traços, os fatos, as mudanças e os tempos da gestação que nos formam: o mundo, a Universidade e as histórias particulares de cada um de nós. A Instalação Interativa “55 ANOS – do DNA ao VENTRE” busca trazer sensações, suscitar pensamentos e conduzir o visitante/estudante às memórias que constituem os últimos 55 anos - da inauguração da USCS, em 1968, até a Universidade de São Caetano do Sul, em 2023. A edificação da Universidade diante do tempo histórico, social, político e cultural que a abraçou e interferiu nos seus caminhos nas mais de 5 (cinco) décadas da sua história. O visitante é conduzido por uma viagem por dentro do VENTRE, das veias, da placenta, do pulsar do coração – o tempo e os contornos históricos, culturais, sociais e políticos que geraram a Universidade e, também, formaram cada um de nós – e, a partir dessa viagem, convida para uma prospecção futura: - o futuro do mundo, o futuro da Universidade e o futuro almejado por cada um de nós.

Local: Pátios dos Campi da USCS



Exposição: Please give peace a chance


Resumo: mural expositivo contendo fotos de manifestações estudantis pela paz na década de 60; e de alunos do Colégio da USCS, pela paz na atualidade.

Local: Campus Conceição


Abertura das Inscrições: o projeto de poesia da USCS


Resumo: Durante a semana de realização do projeto Universidade Aberta, estarão abertas as inscrições para os estudantes do Colégio Universitário da USCS participarem do Concurso de Poesia. Local: Pátio do Campus Conceição

Local: Campus Conceição

Dia 22

...
Roda de conversa: Chat GPT
11h30

Resumo: o avanço acelerado de novas tecnologias, como o ChatGPT, passa a demandar dos indivíduos e da força de trabalho novas competências. Quais deverão ser essas habilidades e como desenvolvê-las?

Local: Sala A215
Campus Barcelona

...
Oficina: Empreendedores de Sonhos
15h

Resumo: trata-se de uma oficina para pensar e organizar ações acadêmicas de contribuição comunitária, utilizando métodos e técnicas do mundo da inovação e dos negócios, adaptadas para alicerçar práticas e protagonismos estudantis. Após a contextualização de cenários e perspectivas de sociedade e a apresentação das ferramentas didáticas, propõe-se reunir os participantes em grupos para exercícios de ideação de ações acadêmicas de contribuição social e comunitária.

Local: Sala A215
Campus Barcelona

...
Apresentação
18h

Apresentação: Oficina Cultural - Resumo: Com foco na confraternização dos acadêmicos
Com base nas atividades culturais (com foco em Música) realizar atividades e encontros e encontros para desenvolvimento das atividades culturais.

Local: online

Link
...
Cerimônia de Abertura
19h

“SOBRE O QUE COMEÇOU NO ANO QUE NÃO ACABOU” - Resumo: ato cerimonial de abertura, atividade institucional de apresentação conceitual, programação e os eixos temáticos do Projeto Universidade Aberta 2023.

Local: Auditório
Campus Barcelona

...
Mesa: USCS 55 anos
19h30

Do instituto à universidade, um legado para a educação e o desenvolvimento regional.
Resumo: conferência com convidados para abordar os 55 anos da USCS e seus impactos na sociedade e região do Grande ABC. Participantes: Profa. Maria do Carmo Romeiro (Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da USCS), Denise Lacroix (Gerente do SESC São Caetano) e Aroaldo Oliveira da Silva (Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC).

Local: Auditório
Campus Barcelona

...
Card title
15h

Some quick example text to build on the card title and make up the bulk of the card's content.

Local: Sala A215
Campus Barcelona

Dia 23

...
Roda de conversa: Chat GPT
09h

Resumo: o avanço acelerado de novas tecnologias, como o ChatGPT, passa a demandar dos indivíduos e da força de trabalho novas competências. Quais deverão ser essas habilidades e como desenvolvê-las?

Local: Auditório
Campus Conceição

...
Oficina: Um escritor na minha sala de aula
14h

Dalila Teles Veras
Resumo: a atividade promoverá o contato direto dos participantes com a escritora Dalila Teles Veras para falar da arte de escrever histórias e poesia, e sobre o impacto do ano 1968 em sua vida.

Local: Sala A215
Campus Barcelona

...
Palestra
15h

Reflexões sobre os caminhos do progresso brasileiro a partir da visão dos economistas
Resumo: apresentar resenha de algumas publicações na área de desenvolvimento econômico do Brasil contemporâneo, repercutindo as ideias de Paulo Nogueira Batista Junior, Mangueira Unger, Eduardo Gianetti da Fonseca, Laura Carvalho e Delfim Neto. A ideia é colocar em perspectiva as potencialidades do país e seus desafios conjunturais e estruturais.

Local: Sala A215
Campus Barcelona

...
Danças circulares
18h

Rumo ao Centro
Resumo: vivência de Danças Circulares com danças, músicas e ritmos das várias culturas presentes no mundo, de mãos dadas na roda. Não é necessário saber dançar ou ter qualquer experiência; somente o interesse em conhecer a proposta e em dançar. A ideia é desfrutar o dançar junto de um modo totalmente não competitivo, aprender que é possível para todos dançarem juntos, sentir-se confiante no grupo que é mais solidário do que crítico, e ser capaz de sentir o contato com a terra, com o espírito e com cada participante através das diferentes qualidades de cada dança.

Local: Sala A215
Campus Barcelona

...
Mesa
19h30

Conexões entre ciência e arte. Pensamento crítico e criatividade para a inovação na sociedade contemporânea. Resumo: conferência com convidados para abordar o papel e os rumos da educação frente aos desafios da sociedade contemporânea. Participantes: Prof. Leandro Prearo (Reitor da USCS); Prof. Eduardo Vella Gonçalves (Diretor executivo da FEMA – Fundação Educacional do Município de Assis e presidente da AIMES – Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo). Mediação: profa. Maria do Carmo Romeiro.

Local: Auditório
Campus Barcelona

Dia 24

...
Oficina
10h

Empreendedores de sonhos Resumo: trata-se de uma oficina para pensar e organizar ações acadêmicas de contribuição comunitária, utilizando métodos e técnicas do mundo da inovação e dos negócios, adaptadas para alicerçar práticas e protagonismos estudantis. Após a contextualização de cenários e perspectivas de sociedade e a apresentação das ferramentas didáticas, propõe-se reunir os participantes em grupos para exercícios de ideação de ações acadêmicas de contribuição social e comunitária.

Local: Auditório
Campus Centro

...
Oficina
14h

Um escritor em minha sala de aula - Dione Barreto
Resumo: a atividade promoverá o contato direto dos participantes com a escritora Dione Barreto para falar da arte de escrever histórias e poesia, e os impactos do ano de 1968 em sua vida.

Local: Auditório
Campus Conceição

...
Roda de conversa
18h

Prosperidade Individual e Coletiva Resumo: a atividade propõe refletir com os participantes conceitos e compreensões de prosperidade e propósito, nas dimensões individual e coletiva, a fim de despertar do papel de cada indivíduo para a construção da sociedade. A atividade integra o programa “Construtores de Sociedade”, realizado pela Comunidade Bahá’í com o Apoio da USCS por meio da CIDAP (Coordenadoria de Integração, Desenvolvimento e Apoio Profissional).

Local: Sala A215
Campus Barcelona

...
Colóquio musical
18h

Diálogos sobre música brasileira e suas nuances despercebidas Resumo: A roda de conversa consiste em enfatizar a riqueza da diversidade da música popular brasileira e registrar as curiosidades envolvendo composições, autores, intérpretes e os significados das canções. Busca estabelecer as conexões culturais que redundaram em um jeito único de se fazer música no Brasil e como os autores se apropriaram dessa riqueza para compor suas canções.

Local: online

Link
...
XII Seminário
19h30

Universidade, Cultura e Sociedade: As políticas Públicas de Cultura de 1968 a 2023.
ABERTURA – Grupo musical da Secretaria de Cultura de Itapetininga
Resumo: no âmbito da Cultura, o ano de 1968 também deixou marcas profundas na sociedade, visiveis até os dias de hoje, tendo na contracultura expressão máxima na mudança de comportamentos e ideologias. É papel da universidade a criação e difusão de conteúdos culturais, educativos que visam ampliar o repertório da sociedade por meio do exercício do diálogo e percepção das diferenças.

Local: Plenário da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento de Itapetininga
Rua Monsenhor Soares, 251 - Centro, Itapetininga – SP

Dia 25

...
Roda de conversa
10h

Chat GPT Resumo: o avanço acelerado de novas tecnologias, como o ChatGPT, passa a demandar dos indivíduos e da força de trabalho novas competências. Quais deverão ser essas habilidades e como desenvolvê-las?

Local: Auditório
Campus Centro

...
Roda de conversa
14h

Um escritor na minha sala de aula Resumo: A atividade propõe promover o contato direto dos participantes com escritor para falar da arte de escrever histórias e poesia, e como foram os anos 1968 na sua vida de escritor.

Local: Auditório
Campus Conceição

...
Oficina
17h

A CNV – Comunicação Não Violenta
A CNV – comunicação Não Violenta nos ensina a nos libertarmos dos condicionamentos e dos efeitos de experiências passadas; a transformarmos padrões de pensamento que conduzem a discussões, raiva e depressão; a resolver nossos conflitos com os outros pacificamente; a criar relacionamentos interpessoais baseados em respeito mútuo, compaixão e cooperação.

Local: Sala A215
Campus Barcelona

...
Palestra
18h

A USCS e o Ensino da Cidadania Resumo: trata-se de palestra promovida pelo Coordenador do Observatório de Direito Constitucional e Cidadania da USCS, Prof. Julio Cesar Hidalgo, para tratar do ensino da cidadania no curso de Direito e na Universidade.

Local: Sala A215
Campus Barcelona

...
XII Seminário
19h

Universidade Cultura e Sociedade – Mobilidade Urbana – as cidades de 1968 a 2023
Resumo: a atividade integra a mesa sobre a abordagem conceitual do Eixo II – Mobilização e mudança. 1968 e a onda de acontecimentos que marcaram a história do século XX e que ainda reverberam no ideário e comportamento coletivo.
Participantes: Prof. Enio Moro Júnior (Gestor do curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS), Arquiteto Ayrton Camargo e Silva (ex-diretor da Cia. do Metropolitano de São Paulo, estudioso da malha ferroviária brasileira), e Eng. Edmundo de Carvalho (Mestre em planejamento Urbano). Mediação: Prof. Joaquim Celso Freire (professor da USCS).

Local: Auditório 1
Campus Conceição

Dia 26

...
Oficina
10h

Empreendedores de sonhos Resumo: trata-se de uma oficina para pensar e organizar ações acadêmicas de contribuição comunitária, utilizando métodos e técnicas do mundo da inovação e dos negócios, adaptadas para alicerçar práticas e protagonismos estudantis. Após a contextualização de cenários e perspectivas de sociedade e a apresentação das ferramentas didáticas, propõe-se reunir os participantes em grupos para exercícios de ideação de ações acadêmicas de contribuição social e comunitária.

Local: Auditório
Campus Conceição

...
Colóquio
18h

Repensando a Guerra Fria Resumo: o colóquio apresentará as principais conclusões do recente livro lançado "Repensando a Guerra Fria", contando com a participação dos organizadores da obra: Heitor Loureiro e Rodrigo Gallo e Prof. Volney Gouveia da USCS, coautor do artigo: “A revolução verde no pós-guerra fria e o (Sub)Desenvolvimento: O caso brasileiro e uma proposta de agenda”.

Local: on-line

Link
...
Card title
15h

Some quick example text to build on the card title and make up the bulk of the card's content.

Local: Sala A215
Campus Barcelona

...
Card title
15h

Some quick example text to build on the card title and make up the bulk of the card's content.

Local: Sala A215
Campus Barcelona

...
Card title
15h

Some quick example text to build on the card title and make up the bulk of the card's content.

Local: Sala A215
Campus Barcelona