A Comissão Própria de Avaliação – CPA, é uma comissão autônoma em relação aos outros conselhos e órgãos, constituída por ato do dirigente máximo da Instituição, tendo seu funcionamento assegurado e embasado por lei federal e seu estatuto/regimento.
Assim, a CPA deve assegurar a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica interna (docentes, discentes, funcionários/técnicos- administrativos) e externa (stakeholders e demais representações da sociedade civil), sem privilegiar a maioria absoluta de um dos segmentos.
O propósito da CPA é estabelecer mecanismos de autoavaliação, observando os 10 (dez) princípios avaliativos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. São eles:
Profa. Maria do Carmo Romeiro
Prof. Nonato Assis de Miranda
Alessandra Santos Rosa
Prof. Carlos Alexandre Felicio Brito
(Campus Centro)
Prof. Daniel Giatti de Sousa
(Campus Centro)
Prof. Paulo Cesar Porto Di Liberato
(Campus Conceição)
Prof. Marcelo Arlindo Vasconcelos Miranda Rodrigues
(Campus Bela Vista)
Prof. Fabricio Ricardo Perrella
(Campus Conceição)
Prof. Marco Wandercil da Silva
(Campus Barcelona)
Profa. Irene Cantero Barone
(Campus Barcelona)
Profa. Laura Cristina Pereira Maia
(Campus Centro)
Profa. Alyne Mantoan
(Campus Barcelona)
Profa. Sheila de Oliveira Garcia Mateos
(Campus Centro)
Profa. Ligia Maria Micai Gomide
(Campus Itapetininga)
Profa. Cinira Gomes Lima Melo
(Campus Barcelona)
Luana de Freitas Cardoso
(Campus Conceição)
Fernanda Perin dos Santos
(Campus Centro)
Beatriz Amyuni Sauer
(Campus Bela Vista)
Bianca Luciana Genesi
(Campus Itapetininga)
Rafaela Borges Henriques
(Campus Barcelona)
Alessandra Riesi Justo
Rosana Nakajune dos Santos Rodrigues
Lucimar Moreira Simoes
Sandra Regina Tierno Pagani
Ricardo Francisco Dias
Susana Helena Campos
Sheila Ribeiro Marques
(Agencia de Desenvolvido Comunidade Externa Econômico do Grande
ABC)
A CPA é um instrumento que tem um papel de muita relevância na evolução da Universidade, visto que orienta as decisões institucionais considerando o olhar dos diferentes segmentos, internos e externos, com os quais a USCS tem relacionamento.
Neste sentido, a CPA tem como missão operacionalizar o conceito de autoavaliação, ou seja, planejar, implementar e disseminar a cultura do autoconhecimento e do autoaperfeiçoamento. É um processo orientado por fontes internas externas. Sob a ótica interna, o processo é orientado por fontes documentais, como o Planejamento Estratégico de Desenvolvimento (PED) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), bem como por fonte primárias de coleta de dados decorrente das pesquisas de opinião realizadas junto ao público discente, docente e funcionários, e das discussões de avaliação da USCS e prospecção sobre o ambiente externo com grupo de lideranças locais/regionais que compõem o Conselho Consultivo da USCS. Sob a ótica externa, o processo de autoavaliação e autoconhecimento é orientado a partir da práticas de avaliação realizada por órgãos governamentais, como o MEC (INEP, CAPES, outros), o Conselho Estadual de Educação, o Tribunal de Contas, a Administração Municipal, bem como por outros estímulos, como como os rankings nacionais e internacionais de desempenho das Instituições educacionais.
Nesse sentido, a CPA busca ampliar a transparência da Universidade através de sua missão ensino, pesquisa, extensão-inovação, a partir de:
Em síntese, a CPA possibilita uma dinâmica Institucional retroalimentadora, ancorada na produção da avaliação dos resultados Institucionais que suporta decisões estratégicas, as quais, por sua vez, alimentarão novos resultados Institucionais. Esse processo é o que garante a busca de excelência da qualidade de um ensino em coesão com a pesquisa e a extensão-inovação. Assim, os esforços de desenvolvimento econômico-social, tecnológico e ético promovidos pela USCS, tem na CPA um instrumento para ampliar este triplo-olhar que busca oferecer subsídios para enxergar oportunidades de inovação com humanidade.
Institui o Regulamento CPA
Implementa o SINAES, indicando o papel da CPA para a comunidade universitária.
Expande a noção de CPA para toda a comunidade acadêmica, englobando o ensino fundamental e médio.
Agenda de Desenvolvimento USCS 2030
Instrumento de planejamento e gestão para o período 2023-2027
Dispõe sobre o processo de autoavaliação de Instituições de Ensino Superior vinculadas ao Sistema Estadual de Ensino de São Paulo.