Desafios dos Sistemas Municipais de Ensino do ABC Paulista durante a pandemia de COVID-19

Por Bruna Moura

O que as redes municipais do ABC Paulista fizeram quando a COVID-19 obrigou a interrupção das aulas presenciais? Que dificuldades, incertezas e desafios passaram a ser vivenciados pelos educadores, gestores, alunos e pelas famílias durante o período de isolamento social? Que preocupações e incertezas se colocam no cenário educacional da pós-pandemia?

Para conhecer os diferentes tratamentos adotados pelos sistemas de ensino e a percepção dos profissionais de educação sobre essas e outras questões, pesquisadores do Mestrado Profissional da USCS, da UNICID e da PUC-SP deram início ao projeto de pesquisa: Políticas e Estratégias dos Sistemas Municipais de Ensino do ABC Paulista durante a pandemia de Covid-19.

A primeira etapa do estudo foi realizada entre os dias 26 de maio e 10 de junho de 2020, por meio de questionário eletrônico aplicado a professores e gestores dos 7 municípios do Grande ABC Paulista: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.

A metodologia utilizada foi a de amostra não probabilística por conveniência que atingiu, de forma randômica, 501 respondentes entre professores e gestores da educação básica (da creche aos anos finais do ensino fundamental), inclusive as modalidades EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Educação Especial.

Os resultados preliminares podem ser acessados nesta  plataforma interativa, criada com a finalidade de auxiliar os gestores públicos, docentes e pesquisadores a avaliar as ações realizadas no 1º semestre letivo de 2020 e a pensar estratégias  que possam minimizar os possíveis impactos negativos do ensino remoto para aprendizagem dos alunos, para o aprofundamento das desigualdades sociais e para a qualidade social da educação.

Equipe de Pesquisadores:

PPGE USCS: Prof. Dra. Sanny S. da Rosa e Prof. Dr. Rodnei Pereira (coordenadores); Prof. Dra. Ana Silvia Moço Aparício e Prof. Dra. Marta Regina Paulo da Silva (PPGE/USCS);

PPGE/UNICID e Fundação Carlos Chagas: Prof. Dra. Ângela Maria Martins;  PPG Educação (Currículo) PUC-SP: Prof. Dra. Branca Jurema Ponce.

Técnico de TI:  Roberto Trocoli Neto

Confira o resultado da pesquisa aqui e leia a PARTE I e PARTE II do Relatório da Pesquisa.