Aplicado pela primeira vez em 2004, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é uma prova criada pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade e o desempenho das instituições de ensino por meio dos formandos dos cursos de graduação, que são avaliados em relação aos conteúdos, habilidades e competências obtidas durante sua formação.
O ENADE faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que, além de avaliar o desempenho dos estudantes, também prevê a avaliação da instituição, tanto de infraestrutura quanto do corpo docente, e EME o desempenho no curso em questão.
O exame é obrigatório para todos os estudantes do último ano/semestre de graduação. Isto significa que, caso o aluno não compareça no dia da prova, não poderá participar da colação de grau nem pegar o seu diploma. O ENADE é realizado todo ano e há três grandes grupos de cursos que se alternam a cada ano para a realização do exame, de forma que um mesmo curso seja avaliado a cada três anos.
O objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes nos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, acrescentando-se questões de formação geral e de conhecimento a respeito das realidades nacional e mundial.
Em 2023, os cursos participantes do exame são:
Arquitetura e Urbanismo |
Biomedicina |
Enfermagem |
Farmácia |
Fisioterapia |
Engenharia de Produção |
Odontologia |
O que é cobrado no exame?
A prova é composta por uma parte de Formação Geral, que têm como objetivo avaliar o perfil ético do aluno e seu conhecimento sobre assuntos relevantes para os brasileiros, o compromisso com aspectos sociais e com os Direitos Humanos, além de suas capacidades de leitura e escrita. O exame também contém a parte do Componente Específico, que corresponde à área estudada na graduação. Ao responder, o estudante vai demonstrar o quanto está recebendo da formação básica apropriada ao curso escolhido.
São 40 questões, divididas da seguinte forma: 10 de Formação Geral e 30 de Componente Específico. Na parte de Formação Geral será uma questão discursiva e 9 objetivas. Na segunda parte, o estudante vai responder a uma questão discursiva e 29 objetivas. A ideia é avaliar se o concluinte se apropriou das habilidades e conhecimentos esperados para exercer a profissão escolhida.
A realização do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) tem uma importância em especial para o aluno que realiza a prova, uma vez que a nota alcançada pelo grupo de alunos irá refletir na avaliação da universidade e do seu conceito no mercado de trabalho.
Muitas empresas utilizam a nota do ENADE como um dos critérios para a contratação de profissionais. Ou seja, essa nota alcançada pelo estudante e sua universidade espelha a qualidade do ensino que o estudante adquiriu ao longo de sua formação.
Por sua vez, o MEC utiliza a nota alcançada pela universidade no ENADE para avaliar se a instituição tem nível de ensino satisfatório. As notas vão de 1 a 5, e a instituição precisa receber a nota 3 para se colocar em uma posição satisfatória. Notas entre 4 e 5 significam colocar a instituição em um patamar de ensino diferenciado. De outro lado, notas 1 e 2 pode fazer com que a universidade seja proibida de matricular novos estudantes no curso em questão.
Fontes: Edital INEP e Resultado Enade