Cursos de Graduação

Escola Politécnica

Engenharia de Controle e Automação

Duração do curso

Tipo de formação do curso

Bacharelado

Horário do curso

Matutino e Noturno

Campus do curso

Conceição

O curso de Engenharia de Controle e Automação

O Engenheiro de Controle e Automação projeta, cria, desenvolve, gerencia e opera equipamentos usados nos processos produtivos das indústrias em geral. É sua função, também, fazer a manutenção desses equipamentos. Com conhecimentos nas áreas de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação o graduado poderá modernizar equipamentos aumentando a competitividade da empresa que trabalha. Ele é responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Em empresas que já empregam em sua linha de produção processos automatizados, redimensiona, opera e mantém os sistemas já instalados.

Dentre as atividades exercidas por este profissional, se destacam: Desenvolvimento de ferramentas computacionais, Projeto e execução de instrumentação, sensores e algoritmos, Certificação de Projetos, Desenvolvimento de sistemas computacionais, Modelagem, simulação e controle de processos de produção, Integração de processos, Estudo de viabilidade técnica e econômica, Previsão e Controle, Padronização, mensuração e controle de qualidade, Elaboração de orçamentos, Instalação, montagem e reparo de equipamentos. E outras.

O curso da USCS tem formação multidisciplinar oportunizando as turmas à escolha de área de atuação específica, como computação, negócios, automotiva, dentre outras, por meio da inserção de blocos de disciplinas eletivas durante o programa de formação.

Espera-se que o profissional assuma uma postura de agente transformador, sendo capaz de provocar mudanças pela consideração de novas tecnologias na solução de problemas.

Curso de Engenharia de Controle e Automação - USCS

A Escola Politécnica

A Escola Politécnica representa uma nova concepção curricular que tem como objetivo principal permitir uma formação interdisciplinar, focada no desenvolvimento das competências do estudante. A Universidade possui infraestrutura completa para que o aluno consiga aliar teoria e prática e sair preparado para as exigências do mercado de trabalho.

Curso de Egenharia de Controle e Automação - USCS

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

1

O curso de Engenharia de Controle e Automação permite atuação na área industrial, tanto nas indústrias de manufatura quanto químicas, e empresas de logística, comércio de serviços (bancos, seguradoras, transportadoras, supermercados, hospitais, etc.).

2

Modernos laboratórios: FabLab (Laboratório de Fabricação Digital) equipado com Impressora 3D, máquina de Corte a Laser, Máquina de Corte Digital (Router CNC); Laboratório de Robótica; Laboratório Metrologia; Laboratório de Física e Eletricidade; Laboratório de Química e diversos Laboratório de Informática.

3

A USCS oferece programas extracurriculares (palestras e minicursos) para aumentar a empregabilidade e atualização no mercado de trabalho.

4

Corpo docente altamente especializado. O curso conta com mais de 85% de mestres e doutores.

5

Disponibilidade de Plataforma de Idiomas (Altissia) onde o estudante poderá se desenvolver no domínio da Língua Inglesa, um grande diferencial na contratação.

6

Acesso à programas de capacitação e formação disponibilizados por empresas parceiras que podem abreviar a colocação do estudante no mercado de trabalho.

Mercado de Trabalho

A grande maioria das indústrias dependem de tecnologia para melhorar seus processos de fabricação. Para aumentar sua competitividade, as empresas investem em sistemas automatizados para aumentar a produtividade e reduzir custos de fabricação.

Dentre os vários setores que utilizam esse profissional, podemos elencar a indústria:

• Automotiva
  • Metalúrgica
  • Mineração
  • Eletrônica
  • Petróleo e Gás
  • Alimentícia
  • Biomedicina
  • Construção Civil
  • Têxtil

As regiões sul e sudeste concetram o maior número de vagas para profissionais desta área, porém, diversos polos industriais ao redor de nosso país demandam engenheiro de Controle e Automação, haja visto que nosso país tem dimensão continental e é bem diversificado nos ramos da agricultura de precisão, indústria automotiva, química e mecânica.

Perguntas frequentes

Como faço a transferência de outra universidade?

O estudante deverá apresentar seu histórico escolar para análise pelo Gestor da USCS que identificação quais disciplinas serão dispensadas e em qual semestre o estudante irá seguir seus estudos.

O curso tem estágio obrigatório?

Sim, o curso prevê a disciplina estágio supervisionado. A USCS tem uma Central de Relacionamento com Empresas que ajuda os estudantes a conseguir estágio. Os alunos que estão efetivamente trabalhando precisam apensar elaborar relatório

Ainda com dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.

;