Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Cursos de Graduação
Todos os Cursos

Escola Politécnica

Engenharia de Produção

Duração do curso

Duração

10 semestres

Tipo de formação do curso

Formação

Bacharelado

Horário do curso

Período

Matutino e Noturno

Campus do curso

Campus

Conceição

O curso de Engenharia de Produção

O profissional formado em Engenharia de Produção gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa com vistas a aperfeiçoar seus processos e aumentar a sua produtividade. Ele é uma peça fundamental nas empresas e indústrias dos mais diversos setores.

Sua formação demanda conhecimentos de engenharia, da administração e em economia para aprimorar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais das organizações. Esse profissional define a melhor forma de integrar a mão de obra específica de cada negócio, seus equipamentos e as matérias-primas e insumos, a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade.

Ainda, esse engenheiro atua entre o setor técnico e o administrativo com um papel integrador e seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. Como especialista em economia empresarial, por exemplo, poderá ser contratado por bancos para estruturar carteiras de investimentos.

O curso da USCS tem formação multidisciplinar oportunizando as turmas à escolha de área de atuação específica, como química, negócios, automotiva, dentre outras, por meio da inserção de blocos de disciplinas eletivas durante o programa de formação.

Espera-se que o profissional assuma uma postura de agente transformador, sendo capaz de provocar mudanças pela consideração de novas tecnologias na solução de problemas.

Curso de Engenharia de Produção - USCS

A Escola Politécnica

A Escola Politécnica representa uma nova concepção curricular que tem como objetivo principal permitir uma formação interdisciplinar, focada no desenvolvimento das competências do estudante. A Universidade possui infraestrutura completa para que o aluno consiga aliar teoria e prática e sair preparado para as exigências do mercado de trabalho.

Curso de Egenharia de Produção - USCS

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

Diferenciais

1

O curso de Engenharia de Produção permite atuação na área industrial, tanto nas indústrias de manufatura quanto químicas, e empresas de logística, comércio de serviços (bancos, seguradoras, transportadoras, supermercados, hospitais, etc.).

2

Modernos laboratórios: FabLab (Laboratório de Fabricação Digital) equipado com Impressora 3D, máquina de Corte a Laser, Máquina de Corte Digital (Router CNC); Laboratório de Robótica; Laboratório Metrologia; Laboratório de Física e Eletricidade; Laboratório de Química e diversos Laboratório de Informática.

3

A USCS oferece programas extracurriculares (palestras e minicursos) para aumentar a empregabilidade e atualização no mercado de trabalho.

4

Corpo docente altamente especializado. O curso conta com mais de 85% de mestres e doutores.

5

Disponibilidade de Plataforma de Idiomas (Altissia) onde o estudante poderá se desenvolver no domínio da Língua Inglesa, um grande diferencial na contratação.

6

Acesso à programas de capacitação e formação disponibilizados por empresas parceiras que podem abreviar a colocação do estudante no mercado de trabalho.

Mercado de Trabalho

Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA apontou que, no início desta década existiam cerca de 200 mil engenheiros atuando e a projeção da demanda brasileira deverá exceder 1 milhão de profissionais no ano de 2020. Dessa forma, as oportunidades para a entrada nessa área de atuação são imensas, principalmente para os profissionais com formação de qualidade.

As principais áreas de atuação podem ser destacadas:

  • Área de operações: execução da distribuição dos produtos, controle de processos e suprimentos.
  • Área de planejamento: estratégico, produtivo, financeiro etc.
  • Área financeira: controle financeiro, controle dos custos, análise de investimentos.
  • Área de logística: planejamento da produção e da distribuição de produtos etc.
  • Área de marketing: planejamento do produto, mercados a serem atendidos, embalagens, dentre outras.

Perguntas frequentes

Como faço a transferência de outra universidade?

O estudante deverá apresentar seu histórico escolar para analise pelo Gestor da USCS que identificação quais disciplinas serão dispensadas e em qual semestre o estudante irá seguir seus estudos.

O curso tem estágio obrigatório?

Sim, o curso prevê a disciplina estágio supervisionado. A USCS tem uma Central de Relacionamento com Empresas que ajuda os estudantes a conseguir estágio. Os alunos que estão efetivamente trabalhando precisam apensar elaborar relatório.

Informações

Ainda com dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.

;