Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Cursos de Graduação
Todos os Cursos

Escola de Saúde

Medicina

Duração do curso

Duração

12 semestres

Tipo de formação do curso

Formação

Bacharelado

Horário do curso

Período

Integral

Campus do curso

Campus

Centro

O curso de Medicina

O curso de bacharelado em Medicina da USCS funciona em período integral e oferece, semestralmente, 60 vagas. O curso tem duração de 12 semestres, fazendo uso das pricipais metodologias ativas.

As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Graduação estão definidas pela Resolução do Conselho Nacional de Educação Nº 3, de 20/06/2014, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina definem o perfil do profissional egresso do Curso, as competências gerais e específicas a serem desenvolvidas pelo aluno, no Curso; os conteúdos curriculares e sua organização; os estágios e atividades complementares e o sistema de acompanhamento, avaliação e certificação. Esta proposta para o Curso de Medicina da USCS está em sintonia também com as Diretrizes do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde, elaborado de forma conjunta pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação e lançado em novembro de 2005, e com o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - PET Saúde, lançado em 2013.

A rede hospitalar de São Caetano do Sul é composta por unidades municipais, que incluem: Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, Complexo Hospitalar Márcia Braido (Hospital Maria Braido, Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido, Hospital Euryclides de Jesus Zerbini), Unidade Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul e Hospital São Caetano. A rede regional também inclui o Hospital Estadual Heliopolis, Hospital Maternidade Interlagos e Hospital Sabóia em São Paulo. Adicionamos a existência de UBS em todos os bairros do município de São Caetano do Sul.

O Modelo Pedagógico do Curso na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, o curso de Medicina será desenvolvido em 6 (seis) anos (12 semestres) distribuídos da seguinte forma: 3 (três) anos (6 semestres) compondo o primeiro ciclo de aprendizagem (integrando conhecimentos básicos aos aplicados e aos cenários de práticas relevantes), 3 (três) anos (6 semestres) no ciclo de aprendizagem na modalidade Internato Médico. Os 6 (seis) primeiros semestres foram distribuídos em 6 (seus) Módulos Educacionais Temáticos (1 (hum) módulo por semestre). Cada módulo é composto por 5 (cinco) Unidades Curriculares, sendo 3 (três) delas horizontais, de 6 (seis) a 7 (sete) semanas de duração cada uma, e 2 (duas) transversais, que perpassam o semestre todo e duram 20 (vinte) semanas cada uma (CISUS e Habilidades). O CISUS - Competências Integradas no SUS e as Habilidades Médicas atravessam todo o 1º Ciclo de aprendizagem, ocorrendo nos 6 (seis) primeiros semestres, constituindo-se, assim, de 6 (seis) Unidades Curriculares cada um.

O ciclo de internato de 3 (três) anos é inovador e completam os 6 (seis) últimos semestres do curso, garantindo a aprendizagem através da vivência prática da medicina.

Curso de Medicina - USCS

A Escola de Saúde

A Escola de Saúde da USCS tem como objetivo principal proporcionar uma visão integrada da área aos estudantes dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia, possibilitando os alunos vivenciem, desde cedo, modelos consistentes de práticas disciplinares e profissionais.

Curso de Medicina - USCS

A USCS é um polo de combate ao Coronavírus

Projeto idealizado por professores do curso de Medicina da Universidade, e realizado em parceria com a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio do apoio da Secretaria de Saúde do Município, e com o Instituto de Medicina tropical da USP (Universidade de São Paulo). Conheça mais sobre as ações aqui.

Curso de Psicologia - USCS

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

Diferenciais

1

A Medicina USCS utiliza como metodologia ativa a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL na sigla em inglês).

2

Segundo o Reitor da USCS, professor Marcos Sidnei Bassi, o curso de Medicina da Universidade surgiu no contexto do Programa “Mais Médicos”, do governo federal, que visa à melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Um curso como o de Medicina tem um fundamental papel social a cumprir. Nesse contexto, o enfoque principal do nosso curso é formar médicos vinculados à realidade brasileira e preparados para enfrentar os principais problemas da população”, disse.

3

Para que possam intensificar esse contato com a comunidade, os estudantes da USCS têm a oportunidade de acumular experiências práticas desde o primeiro ano do curso. Além disso, os próprios médicos e enfermeiros da rede municipal também acompanham os estudantes durante essa atuação.

Informações

Ainda com dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.

;