8 semestres
Licenciatura
A distância
Campi Barcelona; São Paulo; e Itapetininga
O curso licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Língua Inglesa a distância da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) caracteriza-se por estabelecer uma reflexão crítica direcionada a todas as manifestações da linguagem, e se aprofunda nos estudos da própria língua materna e nos processos de ensino e aprendizagem de línguas.
O curso forma professores que podem se dedicar ao ensino da língua portuguesa e de literaturas em língua portuguesa e da língua inglesa e literaturas em língua inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental e nos cursos de Ensino Médio. Os profissionais formados também podem desempenhar funções de assessoria técnica como editoração, produção de textos, crítica literária e demais áreas que exigem conhecimento de língua portuguesa e da língua inglesa.
O princípio norteador do currículo é a capacitação do futuro professor no exercício das práticas docentes em sala de aula, tornando-o apto a organizar e rever essas práticas, de acordo com a apropriação teórica, crítica e autônoma dos componentes curriculares elaborados a partir de concepções interacionistas em disciplinas teóricas, práticas, estágios supervisionados e de investigação científica e pesquisa.
O componente de investigação científica é incentivado com o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica e atividades desenvolvidas ao longo do curso, o que contribui na compreensão e construção de pesquisas em relação a todas as áreas de estudo da língua portuguesa e da língua inglesa e de sua evolução e, consequentemente, com as futuras práticas de ensino.
A Escola de Formação de Professores e Inovação Pedagógica da USCS foi criada para ser referência na formação inicial e continuada de professores da educação básica, oferecendo cursos de primeira e de segunda licenciatura, cursos de extensão e outras estratégias de formação dos profissionais da educação, em sua dimensão, profissional, cultural e ética.
A Escola está alocada no campus Barcelona, e dispõe de ampla estrutura física e recursos tecnológicos necessários à realização de percursos de formação em modalidade presencial, semipresencial e a distância. Integram à dinâmica metodológica de formação dos educadores os laboratórios dos campi Conceição e Centro, além da Plataforma Moodle – Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para realização de cursos à distância.
Trata-se de um projeto pioneiro e inovador, alinhado às novas diretrizes nacionais de formação de professores, à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao currículo paulista, com metodologias ativas de ensino-aprendizagem, projetos integrados e atividades de extensão, garantindo, assim, a integração entre o ensino superior e a educação básica e a articulação entre a formação de professores, os demais cursos e programas ofertados dentro e fora da instituição e a sociedade.
O curso tem acompanhamento semanal de um Tutor por disciplina e encontros presenciais regulares (conforme calendário). Os conteúdos são distribuídos, adequadamente, ao longo dos semestres, permitindo o correto encadeamento dos conceitos, técnicas e práticas, com as atividades de estudo associadas.
O Curso de Letras – Língua Portuguesa e Língua Inglesa requer participação e interação dos estudantes para que se realize o processo de aprendizagem ativa e autônoma com vistas a produção acadêmica individual e coletiva.
A USCS oferece apoio técnico e pedagógico aos alunos, além de suas bibliotecas, laboratórios e demais espaços para uso presencial, seja na Sede ou no Polo de Apoio Presencial.
Os alunos são incentivados a desenvolver projetos de iniciação científica e participar de eventos científicos e culturais como forma de complementar a formação acadêmica e cultural deles.
O licenciado em Letras está habilitado a atuar em diversos contextos (escolares e não escolares), como, por exemplo, nas seguintes áreas:
A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.
Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.
Valor Mensal | R$ 216,30 |
Valor Mensal (com desconto adimplência: 8%) | R$ 199,00 |
Semestral - Total | R$ 1.297,80 |
Será aplicado desconto de 8% (oito por cento) como estímulo à adimplência nas mensalidades pagas até o oitavo dia de cada mês.
Obs.: O desconto adimplência não vale para matrícula e rematrícula.
O Campus Barcelona fica localizado próximo a estação Utinga da CPTM, além de estar cercado de pontos de ônibus, que facilitam o acesso de diversas partes da região.
O Campus São Paulo fica localizado em São Paulo, próximo a estação de Metrô Brigadeiro (linha verde) e possui também, diversos pontos de ônibus, que facilitam o acesso de diversas partes da região.
O município de Itapetininga é uma cidade tranquila, na região sudoeste do Estado de São Paulo, há 170 Km da Capital, é considerado o 3º maior município do Estado de São Paulo em extensão territorial, tendo um sistema de saúde completo, permitindo ao aluno se dedicar ao aprendizado. Apresenta um forte desenvolvimento econômico, principalmente devido a instalações de grandes indústrias nas áreas de alimentos, têxtil, química, moveleira, autopeças e recursos energéticos, incluindo gás natural, sendo um polo comercial e de serviços de referência para as demais cidades da região. Com uma grande vocação agrícola e vasta extensão rural, apresenta o 12º maior PIB do agronegócio paulista.
Última atualização: Abril/2023
Clique nas opções abaixo
Disciplinas | Carga Horária |
---|---|
Grupo 1 | |
EDUCAÇÃO E CULTURA | 40 horas |
ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES I | 13 horas |
Introdução à Educação a Distância | 20 horas |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 80 horas |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 40 horas |
Projeto de Extensão I - Letras Português-Inglês EAD | 40 horas |
Prática como componente curricular I - Letras Português-Inglês - EAD | 50 horas |
LÍNGUA PORTUGUESA : ORIGEM E EVOLUÇÃO | 80 horas |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | 80 horas |
Linguagens e Mídias na Educação | 80 horas |
Total | 523 horas |
Grupo 2 | |
FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA | 80 horas |
POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 80 horas |
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM | 80 horas |
ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES II | 13 horas |
Projeto de Extensão II - Letras Português-Inglês EAD | 40 horas |
Prática como componente curricular II - Letras Português-Inglês EAD | 50 horas |
GÊNEROS TEXTUAIS: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA | 40 horas |
DESCRIÇÃO E ANÁLISE MORFOSSINTÁTICA DO INGLÊS | 80 horas |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS E LITERÁRIOS | 40 horas |
ESTÁGIO: PROJETOS E PRÁTICAS DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICAS | 50 horas |
Total | 553 horas |
Grupo 3 | |
HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS | 80 horas |
ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES III | 13 horas |
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE | 80 horas |
LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS | 40 horas |
Projeto de Extensão III - Letras Português-Inglês EAD | 40 horas |
Prática como componente curricular III - Letras Português-Inglês EAD | 50 horas |
LINGUÍSTICA: SEMÂNTICA, PRAGMÁTICA E ENUNCIAÇÃO | 40 horas |
LÍNGUA INGLESA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EXPOSITIVOS | 80 horas |
LITERATURA BRASILEIRA: O PERÍODO COLONIAL E SÉCULO XIX | 40 horas |
ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL: LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA | 200 horas |
Total | 663 horas |
Grupo 4 | |
METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | 80 horas |
EDUCAÇÃO ESPECIAL | 40 horas |
ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES IV | 13 horas |
Projeto de Extensão IV - Letras Português-Inglês EAD | 60 horas |
Prática como componente curricular IV - Letras Português-Inglês EAD | 50 horas |
LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA, ESTRUTURA, FUNCIONAMENTO E ENSINO | 80 horas |
LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA DERIVACIONAL E FLEXIONAL | 40 horas |
LÍNGUA INGLESA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE RELATOS ORAIS E ESCRITOS | 80 horas |
ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO: LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA | 200 horas |
METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA | 80 horas |
Total | 723 horas |
Grupo 5 | |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO | 80 horas |
ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES V | 13 horas |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 80 horas |
Projeto de Extensão V - Letras Português-Inglês EAD | 60 horas |
Prática como componente curricular V - Letras Português-Inglês EAD | 50 horas |
LÍNGUA INGLESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE NARRATIVAS ORAIS E ESCRITAS | 80 horas |
LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA E MORFOSSINTAXE | 40 horas |
LITERATURA BRASILEIRA: DO MODERNISMO À CONTEMPORANEIDADE | 40 horas |
ESTÁGIO: PROJETOS E PRÁTICAS INCLUSIVAS | 50 horas |
Total | 493 horas |
Grupo 6 | |
FUNDAMENTOS E CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 40 horas |
ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES VI | 13 horas |
HISTÓRIA: DIVERSIDADE ÉTNICO CULTURAL DO BRASIL | 40 horas |
Projeto de Extensão VI - Letras Português-Inglês EAD | 60 horas |
Prática como componente curricular VI - Letras Português-Inglês EAD | 50 horas |
SOCIOLINGUÍSTICA | 80 horas |
LÍNGUA INGLESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS ORAIS E ESCRITOS | 80 horas |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 40 horas |
REVISÃO TEXTUAL E PROCESSO EDITORIAL | 40 horas |
ESTÁGIO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 50 horas |
Total | 493 horas |
Grupo 7 | |
ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES VII | 13 horas |
Prática como componente curricular VII - Letras Português-Inglês EAD | 50 horas |
Projeto de Extensão VII - Letras Português-Inglês EAD | 80 horas |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 80 horas |
LITERATURA INFANTOJUVENIL | 40 horas |
LITERATURA PORTUGUESA | 80 horas |
HABILIDADE ORAL EM LÍNGUA INGLESA: DESENVOLVIMENTO E PRÁTICA PEDAGÓGICA | 80 horas |
ESTÁGIO: DOCÊNCIA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 50 horas |
Total | 473 horas |
Grupo 8 | |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 40 horas |
ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES VIII | 9 horas |
Prática como componente curricular VIII - Letras Português-Inglês EAD | 50 horas |
Projeto de Extensão VIII - Letras Português-Inglês EAD | 80 horas |
MULTILETRAMENTOS, MULTIMODALIDADES E ENSINO | 40 horas |
ESTUDOS DE LITERATURA INGLESA E NORTE AMERICANA | 80 horas |
LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E DIVERSIDADE CULTURAL | 80 horas |
ESTÁGIO: PRÁTICA E REGÊNCIA DE INGLÊS | 100 horas |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 80 horas |
Total | 559 horas |
Disciplina | Horas-Aula |
---|---|
Introdução à Educação a Distância | 20 horas |
Língua Portuguesa: Origem e Evolução | 80 horas |
Introdução aos Estudos da Linguagem | 80 horas |
Educação e Cultura | 40 horas |
Linguagens e Mídias na Educação | 80 horas |
Psicologia da Educação | 80 horas |
Fundamentos da Educação | 40 horas |
Prática Como Componente Currirular I | 50 horas |
Projeto de Extensão I | 40 horas |
Atividades Acadêmicas Complementares | 13 horas |
Disciplina | Horas-Aula |
---|---|
Gêneros Textuais: Práticas de Leitura e Escrita | 40 horas |
Descrição e Análise Morfossintática do Inglês | 80 horas |
Introdução aos Estudos Clássicos e Literários | 40 horas |
Fundamentos da Didática | 80 horas |
Psicologia da Aprendizagem | 80 horas |
Política e Organização da Educação Básica | 80 horas |
Prática Como Componente Curricular: Gêneros do discurso na esfera acadêmica | 100 horas |
Estágio: Projetos e Práticas de Coordenação Pedagógica | 50 horas |
Projeto de Extensão II | 40 horas |
Atividades Acadêmicas Complementares | 13 horas |
Disciplina | Horas-Aula |
---|---|
Linguística: Semântica, Pragmática e Enunciação | 40 horas |
Língua Inglesa: Estratégias de Leitura e Produção de Textos Expositivos | 80 horas |
Literatura Brasileira: o Período Colonial e Século XIX | 40 horas |
Estágio no Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Língua Inglesa | 200 horas |
História das Ideias Pedagógicas | 80 horas |
Educação e Sociedade | 80 horas |
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS | 40 horas |
Prática Como Componente Curricular: Práticas Inclusivas | 100 horas |
Atividades Acadêmicas Complementares | 13 horas |
Projeto de Extensão III | 40 horas |
Disciplina | Horas-Aula |
---|---|
Língua Portuguesa: Gramática, Estrutura, Funcionamento e Ensino | 80 horas |
Língua Portuguesa: Morfologia Derivacional e Flexional | 40 horas |
Língua Inglesa: Estratégias de Leitura e Produção de Relatos Orais e Escritos | 80 horas |
Estágio no Ensino Médio: Língua Portuguesa e Língua Inglesa | 200 horas |
Metodologia e Prática do Ensino da Língua Inglesa | 80 horas |
Metodologia e Prática do Ensino da Língua Portuguesa | 80 horas |
Educação Especial | 40 horas |
Prática Como Componente Curricular: Língua e Literatura | 100 horas |
Atividades Acadêmicas Complementares | 13 horas |
Projeto de Extensão IV | 60 horas |
Disciplina | Horas-Aula |
---|---|
Currículo e Avaliação | 80 horas |
Educação Inclusiva | 80 horas |
Lingua Inglesa: Leitura e Produção de Narrativas Orais e Escritas | 80 horas |
Língua Portuguesa: Fonologia e Morfossintaxe | 40 horas |
Literatura Brasileira: do Modernismo à Contemporaneidade | 40 horas |
Estágio: Prójetos e Práticas inclusivas | 50 horas |
Prática Como Componente Curricular: Sequência Didática | 100 horas |
Atividades Acadêmicas Complementares | 13 horas |
Projeto de Extensão V | 60 horas |
Disciplina | Horas-Aula |
---|---|
História: diversidade étnico cultural do Brasil | 40 horas |
Sociolinguística | 80 horas |
Fundamentos e Conteúdos de Educação de Jovens e Adultos | 40 horas |
Lingua Inglesa: leitura e produção de textos argumentativos orais e Escritos | 80 horas |
Organização do Trabalho Pedagógico | 40 horas |
Revisão Textual e o Processo Editorial | 40 horas |
Estágio: Educação de Jovens e Adultos | 50 horas |
Atividades Acadêmicas Complementares | 13 horas |
Prática Como Componente Curricular VI | 50 horas |
Projeto de Extensão VI | 60 horas |
Disciplina | Horas-Aula |
---|---|
Metodologia do Trabalho Científico | 80 horas |
Literatura infantojuvenil | 40 horas |
Literatura Portuguesa | 80 horas |
Habilidade oral em Língua Inglesa: desenvolvimento e prática pedagógica | 80 horas |
Estágio: Docência e Organização do trabalho Pedagógico | 50 horas |
Atividades Acadêmicas Complementares | 13 horas |
Prática Como Componente Curricular VII | 50 horas |
Projeto de Extensão VII | 80 horas |
Disciplina | Horas-Aula |
---|---|
Multiletramentos, Multimodalidades e Ensino | 40 horas |
Estudos de Literatura Inglesa e Norte Americana | 80 horas |
Estágio: prática e regência de Inglês | 100 horas |
Educação Ambiental | 40 horas |
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Diversidade Cultural | 80 horas |
Trabalho de Conclusão de Curso | 80 horas |
Atividades Acadêmicas Complementares | 9 horas |
Prática Como Componente Curricular VIII | 50 horas |
Projeto de Extensão VIII | 80 horas |
Total carga horária do curso | 4020 |
Total de horas disciplinas teórico-práticas: | 2820 horas |
Prática como componente curricular: | 400 horas |
Atividades Complementares: | 100 horas |
Estágio Supervisionado: | 700 horas |
Disciplina | Horas-Aula |
---|---|
Introdução à Educação a Distância | 20 horas |
Língua Portuguesa: Origem e Evolução | 80 horas |
Introdução aos Estudos da Linguagem | 80 horas |
Educação e Cultura | 40 horas |
Linguagens e Mídias na Educação | 80 horas |
Psicologia da Educação | 80 horas |
Fundamentos da Educação | 40 horas |
Atividades Acadêmicas Complementares | 13 horas |
Disciplina | Horas-Aula< |
---|---|
Gêneros Textuais: Práticas de Leitura e Escrita | 40 horas |
Descrição e Análise Morfossintática do Inglês | 80 horas |
Introdução aos Estudos Clássicos e Literários | 40 horas |
Fundamentos da Didática | 80 horas |
Psicologia da Aprendizagem | 80 horas |
Política e Organização da Educação Básica | 80 horas |
Prática Como Componente Curricular: Gêneros do discurso na esfera acadêmica | 100 horas |
Estágio: Projetos e Práticas de Coordenação Pedagógica | 50 horas |
Atividades Acadêmicas Complementares | 13 horas |
Disciplina | Horas-Aula |
---|---|
Linguística: Semântica, Pragmática e Enunciação | 40 horas |
Língua Inglesa: Estratégias de Leitura e Produção de Textos Expositivos | 80 horas |
Literatura Brasileira: o Período Colonial e Século XIX | 40 horas |
Estágio no Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Língua Inglesa | 200 horas |
História das Ideias Pedagógicas | 80 horas |
Educação e Sociedade | 80 horas |
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS | 40 horas |
Prática Como Componente Curricular: Práticas Inclusivas | 100 horas |
Atividades Acadêmicas Complementares | 13 horas |
Disciplina | Horas-Aula |
---|---|
Língua Portuguesa: Gramática, Estrutura, Funcionamento e Ensino | 80 horas |
Língua Portuguesa: Morfologia Derivacional e Flexional | 40 horas |
Língua Inglesa: Estratégias de Leitura e Produção de Relatos Orais e Escritos | 80 horas |
Estágio no Ensino Médio: Língua Portuguesa e Língua Inglesa | 200 horas |
Metodologia e Prática do Ensino da Língua Inglesa | 80 horas |
Metodologia e Prática do Ensino da Língua Portuguesa | 80 horas |
Educação Especial | 40 horas |
Prática Como Componente Curricular: Língua e Literatura | 100 horas |
Atividades Acadêmicas Complementares | 13 horas |
Disciplina | Horas-Aula |
---|---|
Currículo e Avaliação | 80 horas |
Educação Inclusiva | 80 horas |
Lingua Inglesa: Leitura e Produção de Narrativas Orais e Escritas | 80 horas |
Língua Portuguesa: Fonologia e Morfossintaxe | 40 horas |
Literatura Brasileira: do Modernismo à Contemporaneidade | 40 horas |
Estágio: Prójetos e Práticas inclusivas | 50 horas |
Prática Como Componente Curricular: Sequência Didática | 100 horas |
Atividades Acadêmicas Complementares | 13 horas |
Disciplina | Horas-Aula |
---|---|
História: diversidade étnico cultural do Brasil | 40 horas |
Sociolinguística | 80 horas |
Fundamentos e Conteúdos de Educação de Jovens e Adultos | 40 horas |
Lingua Inglesa: leitura e produção de textos argumentativos orais e Escritos | 80 horas |
Organização do Trabalho Pedagógico | 40 horas |
Revisão Textual e o Processo Editorial | 40 horas |
Estágio: Educação de Jovens e Adultos | 50 horas |
Atividades Acadêmicas Complementares | 13 horas |
Disciplina | Horas-Aula |
---|---|
Metodologia do Trabalho Científico | 80 horas |
Literatura infantojuvenil | 40 horas |
Literatura Portuguesa | 80 horas |
Habilidade oral em Língua Inglesa: desenvolvimento e prática pedagógica | 80 horas |
Estágio: Docência e Organização do trabalho Pedagógico | 50 horas |
Atividades Acadêmicas Complementares | 13 horas |
Disciplina | Horas-Aula |
---|---|
Multiletramentos, Multimodalidades e Ensino | 40 horas |
Estudos de Literatura Inglesa e Norte Americana | 80 horas |
Estágio: prática e regência de Inglês | 100 horas |
Educação Ambiental | 40 horas |
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Diversidade Cultural | 80 horas |
Trabalho de Conclusão de Curso | 80 horas |
Atividades Acadêmicas Complementares | 9 horas |
A USCS se reserva o direito de modificar a grade curricular sem prévio aviso.
Duração: 4 anos
O que são os grupos?
Cada grupo representa o conjunto de matérias que serão lecionadas dentro de um período semestral. Portanto, cada grupo representa um semestre do curso