Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Institucional

Universidade municipal faz diferença


Descubra por que a Universidade Municipal de São Caetano do Sul é a melhor opção para você e sua vida profissional

A USCS

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) iniciou suas atividades em 1968. Temos como missão: "gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber em todas as suas formas, tornando-os acessíveis à sociedade e colaborando, sobretudo, para o desenvolvimento integrado da região do Grande ABC."

Saiba Mais

Confira algumas vantagens de optar pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul:


Tradição

A USCS tem um histórico de mais de 50 anos dedicados a oferecer ensino e serviços de qualidade. Durante essa trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, muitos dos quais ocupam posições de destaque no mercado de trabalho.

Pesquisa e Extensão

A USCS incentiva que seu estudante, desde o 1º ano, se envolva mais profundamente nos campos da pesquisa científica e da extensão universitária. Dessa forma, além de manter incessante busca por novos conhecimentos, ainda contribui com a comunidade por meio de atividades práticas.

Infraestrutura

Salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia; pontos de rede wi-fi nos Campi Barcelona, Centro e São Paulo e intranet voltada a estudantes e professores.

Corpo docente altamente capacitado

O quadro de professores da USCS une rigoroso conhecimento acadêmico, domínio de modernas técnicas pedagógicas e comprovada experiência de mercado. Também merece destaque o comprometimento e o empenho dedicados ao processo de construção do conhecimento dos estudantes.

Prática profissional

Os estudantes da USCS têm a disposição uma série de atividades práticas, por meio das quais vivenciam o dia a dia da profissão. Além das Clínicas e Laboratórios da área da Saúde, esta oportunidade também está presente, por exemplo, no âmbito do Núcleo de Assistência Jurídica; nas Agências Experimentais de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda; no Núcleo de Práticas e Pesquisas Audiovisuais; nos Projetos de Apoio a Entidades Sociais etc.

Atividades culturais

Durante o ano, a USCS desenvolve uma série de atividades culturais. São peças de teatro, exposições, apresentações musicais, exibições audiovisuais e diversas outras ações, sempre com o objetivo de aproximar seus estudantes e membros da comunidade das mais variadas expressões artísticas. Destaque para o trabalho da Companhia Grite de Teatro, do Grupo Vocal da USCS e para projetos como o Sarau Artístico-Cultural e o Cine USCS.

Estrutura de Escolas

Os cursos de graduação estão integrados em Escolas, com módulos interdisciplinares, permitindo maior sinergia entre cursos de uma mesma área e contribuindo no processo de escolha de carreira. Apenas as Escolas de Direito e Educação, compostas por apenas um curso cada, não apresentam módulos comuns.

Flexibilização das mensalidades

O estudante paga mensalidades menores nos cursos de graduação tecnológica e nos demais cursos que contam com núcleos básicos; e ainda pode ser beneficiado por uma série de descontos, seja ao optar por cursos matutinos ou realizar o pagamento em dia.

Modernos Laboratórios e Clínicas

Os laboratórios da USCS contam com os mais modernos equipamentos. Além disso, os estudantes têm à disposição ambientes - como as Clínicas de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, para citar um exemplo da Escola de Saúde - nos quais realizam atendimentos à comunidade, aliando a teoria da sala de aula à prática do contato com a população. Também merecem destaque os 16 laboratórios de informática, bem como aqueles ligados à área de Comunicação Social (laboratórios de TV; de Rádio; de Edição etc).

Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares

A USCS oferece gratuitamente a todos os estudantes uma série de Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares. São as AACCs, que podem ser definidas como um conjunto de atividades extraclasse voltadas à formação integral dos alunos. Assim, a partir de um enfoque interdisciplinar, busca-se incentivar a reflexão, o debate de ideias, o aprofundamento cultural e, por consequência, o desenvolvimento da capacidade crítica, do exercício da cidadania e o aprimoramento da formação profissional.

Biblioteca

A USCS dispõe de um sistema de bibliotecas com amplo e diversificado acervo, periodicamente atualizado e de livre acesso, e que oferece ao estudante uma série de benefícios, entre os quais acesso à rede wireless, salas de estudos conjugadas ao ambiente de consulta, ar-condicionado, sala multimídia para acesso a banco de dados internacionais, auxílio à pesquisa, assinaturas de diversos jornais e de revistas nacionais e internacionais nas diversas áreas do conhecimento etc.