Os objetivos educacionais do Curso visam que, ao final deste, o docente seja capaz de:
Compreender o planejamento educacional, na sua área do conhecimento, construindo objetivos educacionais, nas dimensões cognitiva, atitudinal e psicomotora, com enfoque na formação de competências do discente;
Compreender métodos de ensino centrados no aluno (metodologias ativas de ensino-aprendizagem), assim como estratégias que aumentam a efetividade da prática pedagógica;
Valorizar a diversificação dos métodos de ensino-aprendizagem, construindo balanço adequado entre metodologias ativas e aulas expositivas.
Compreender os princípios de avaliação formativa e somativa no processo ensino-aprendizagem, com diversificação dos tipos de avaliação;
Valorizar a profissionalização da docência e valorizar a autonomia do aluno no processo ensino-aprendizagem.
O curso tem duração total de 12 horas, sendo 5 horas de preparo individual com utilização de materiais a serem enviados. A cada semana será abordado um Módulo, com envio de textos e videoaulas pertinentes ao tema previamente ao encontro síncrono. O participante deverá individualmente em horário que for mais conveniente fazer as leituras e assistir os vídeos, além de responder e enviar as questões propostas pelo Google Forms. Nos encontros semanais Síncronos (on-line), cada qual com pouco mais de 2 horas, pontuamos os conceitos mais importantes relativos a cada Módulo utilizando os exercícios enviados, tirando dúvidas e promovendo discussões com os participantes. Pequenos grupos serão utilizados sempre que possível para discussões mais detalhadas.
Docentes do Curso de Medicina da USCS (São Caetano do Sul, São Paulo e Itapetininga).
Sala de aula invertida: Videoaulas gravadas.
Exercícios sobre as aulas com feedback.
Discussão em pequenos grupos.
Tarefas a serem postadas a cada semana 60% da nota.
Participação nos encontros - 40% da nota.
Será necessário participação em 100% das atividades síncronas para certificação.