Ao final do curso, o docente será capaz de:
- Avaliar e criar testes de múltipla escolha e um blueprint de planejamento de avaliação, baseado em princípios da avaliação na educação médica
- Realizar reflexão crítica sobre formas de avaliação na educação médica
- Avaliar os níveis de aprofundamento na taxonomia de Bloom e na pirâmide de Miller de testes de múltipla escolha
Competências trabalhadas no Curso:
- Criatividade
- Análise e pensamento crítico
- Planejamento educacional
O curso terá 2 módulos independentes (necessária inscrições para cada Módulo), duração total de 11 horas, sendo 8 horas no Módulo 1 e 3 horas no Módulo 2.
Módulo 1 (Curso online)
- Princípios da avaliação
- Planejamento da avaliação
Módulo 2 (Oficina presencial)
- Construção de testes de múltipla escolha
Docentes do Curso de Medicina da USCS (São Caetano do Sul, São Paulo e Itapetininga).
Módulo 1
Aula expositiva dialogada
Uso de exercícios
Discussão em pequenos grupos
Módulo 2
Aula expositiva dialogada
Oficinas de testes
Feedbacks.
Módulo 1
Critérios para certificação no módulo - totalidade dos abaixo:
a. Participação em encontros síncronos (com frequência de 100%)
b. Realização das atividades síncronas
c. Postagem da tarefa final no Google Classroom
Módulo 2
Participação na oficina - presença 100%
- Antonio Carlos Gil. Didática do Ensino Superior. Ed. Atlas 2011
- Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução Nº. 3 de 20 de junho de 2014. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 23 jun. 2014; Seção 1, p. 8-11.
- Masetto MT. Docência na universidade. 4ª edição. Campinas, Papirus editora, 1998.
- Bollela VR, Borges MC, Troncon LEA. Avaliação somativa de habilidades cognitivas: experiência envolvendo boas práticas para elaboração de testes de múltipla escolha e a composição de exames. Rev Bras Educ Med 2018; 42(4):74-85.
- Chatterjee D, Corral J. How to write well-defined learning objectives. The Journal of Education in Perioperative Medicine.
- Ferraz APCM, Belhot RV. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição dos objetivos instrucionais. Gest. Prod. São Carlos, 2010; 17(2):421-31.
- National Board Medical Examiners. Construindo o Teste Escrito: Questões para Ciências Básicas e Clínicas. 2016.
- Miller GE. The assessment of clinical skills/ competence/performance. Acad Med.1990; 65 (9 suppl):S63–S67.
Atividade gratuita para os Docentes do Curso de Medicina da USCS (São Caetano do Sul, São Paulo e Itapetininga)