Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Serviços

Aspectos Metodológicos


A Pesquisa Socioeconômica do GRANDE ABC é realizada semestralmente para o conjunto regional que incorpora os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra pelo Instituto de Pesquisas da USCS, a partir de um levantamento por amostragem probabilística dos domicílios.

Os entrevistados no domicílio com idade mínima 18 anos, são sorteados a partir de um processo aleatório e segundo cotas estabelecidas para a variável gênero (50% de entrevistados do sexo masculino e 50% do sexo feminino).

Os dados são coletados mediante aplicação de questionário estruturado, a partir de entrevista pessoal, com duração média de 60 minutos.

A margem de erro estimada em cada levantamento para os resultados obtidos a partir do total de casos é de 3,0% para 95,5% de confiança. Para os resultados obtidos mediante um número menor de casos válidos, a margem de erro diferencia-se da anteriormente apresentada no seguinte sentido: "À medida que diminui o número de casos válidos aumenta o erro estatístico", devendo esse erro ser estimado para cada variável investigada.

Coordenação Geral da Pesquisa: Prof. Leandro Campi Prearo
Realização: USCS - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul
INPES - Instituto de Pesquisas da USCS

Perfil dos municípios que compõem a pesquisa socioeconômica realizada semestralmente na região do ABC